Educação
Interessados podem se inscrever até 19 de outubro para o curso com foco no Cerrado-Pantanal
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), por meio da PGZOO (Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia), está com inscrições abertas para o processo seletivo de aluno regular do curso de mestrado, com ingresso previsto para o ano de 2026. A pós-graduação é ofertada na Unidade Universitária de Aquidauana e tem como área de concentração a Produção Animal no Cerrado-Pantanal.
O programa visa fortalecer a formação científica e técnica na área de Ciências Agrárias, promovendo o desenvolvimento regional e a aproximação entre universidade e setor produtivo. Entre os objetivos, está a criação de redes de pesquisa voltadas às demandas do campo, com foco em produção, produtividade e no progresso social e econômico do homem do campo.
As linhas de pesquisa contempladas pelo programa são:
Quem pode se inscrever?
Podem participar da seleção graduados em Zootecnia ou áreas afins, bem como estudantes do último semestre da graduação, desde que concluam o curso antes da matrícula, conforme o cronograma do edital.
As inscrições estão abertas de 19 de setembro a 19 de outubro de 2025, até às 23h50 (horário de MS), e devem ser feitas pelo site oficial: https://pgzoo.uems.br/processos-seletivos/
A documentação exigida deve ser enviada por e-mail para pgzoo@uems.br, com solicitação de confirmação de recebimento, dentro do prazo estabelecido.
Taxa e isenção
A taxa de inscrição é de R$ 90,00 e o pagamento deve ser feito até 20 de outubro de 2025. Após preencher o formulário no portal da UEMS, o candidato será direcionado à página da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNAEPE), onde será gerado o boleto bancário. Também é possível solicitar isenção da taxa, conforme critérios descritos no edital.
O edital completo está disponível em: https://pgzoo.uems.br/processos-seletivos/aluno-regular-2026-1/
O Mestrado em Zootecnia da UEMS é uma oportunidade para profissionais da área se aprofundarem em pesquisas aplicadas à realidade do Cerrado-Pantanal, contribuindo para o avanço da produção animal sustentável e o fortalecimento do setor agropecuário regional.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
TEMPO
Chuva durante a madrugada deixou a manhã nublada, com garoa e sensação de frio na cidade
INFRAESTRUTURA
Projeto do DNIT contempla trechos que passam por Terenos, Dois Irmãos do Buriti e chegam à região de Anastácio e Aquidauana; investimento estimado nesta etapa é de R$ 11,65 milhões
Voltar ao topo