30 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Educação

Alunos, técnicos e professores se opõe à decisão de retirada do SISU no processo de ingresso à UFMS

17 OUT 2020 - 09h26min
Assessoria

Após o comunicado da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) na tarde de quinta-feira (15) sobre a suspensão do ingresso de alunos pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) no primeiro semestre de 2021, acadêmicos, professores, técnicos e estudantes que se preparam para o Enem se manifestaram nas redes sociais desaprovando a decisão. Um tuitaço foi realizado na manhã de hoje com a hashtag #FicaSISUnaUFMS, reunindo centenas de protestos e manifestações sobre a situação.

Segundo o professor Alexandre Vasconcelos, representante sindical da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) na ADUFMS, a resolução representa o fim da oportunidade de ingresso na universidade para milhares de alunos que não teriam acesso ao ensino superior de outra maneira. Ele conta que os professores receberam centenas de emails nos últimos dias, vindos de vestibulandos que se prepararam o ano todo, desesperados, pedindo a volta do SISU ao processo de ingresso. “Foi uma decisão unilateral, a UFMS mais uma vez não ouvi a sociedade e nega o seu papel de  servir à comunidade” alertou. 

A sugestão de Vasconcelos é a suspensão total do vestibular no primeiro semestre, mantendo o ingresso de novos estudantes apenas no segundo semestre, incluindo o SISU, tornando assim o sistema de ingresso mais justo, acessível e includente, porém a proposta foi negada. 

A acadêmica Agnes Viana, representante dos alunos de graduação no COUN lembrou aos conselheiros que ela própria entrou pelo SISU, mas que ali falava  também pelos estudantes que estavam se preparando, querendo entrar na universidade e “realizar seus sonhos”: “Nesse momento temos centenas de estudantes de escolas públicas nos assistindo ansiosos por uma decisão. Eu acompanhei relatos nesses últimos dias de estudantes desesperados com essa situação, pois nós não estamos falando apenas de números aqui, mas de vidas”, lembrou.

Viana apresentou o posicionamento do DCU contrário a qualquer movimento de retirada do SISU enfatizando que essa modalidade de entrada é um instrumento que democratizou a entrada na universidade. E apresentou a reivindicação de que “a universidade apresente isenção da inscrição do vestibular levando em consideração o perfil socioeconômico dos alunos das escolas públicas, os mais prejudicados pela pandemia.” 

Já para o técnico e representante do SISTA (SIndicato dos Trabalhadores em Educação da UFMS) Nivalci de Oliveira, a retirada do SISU vai impedir a entrada na universidade pública justamente das classes que mais precisam. “Os estudantes da periferia, que não tem o dinheiro pra vir até Campo Grande realizar as provas serão os principais excluídos.”, diz.  

Durante a reunião do Conselho a administração insistiu que não há possibilidade de ofertar vagas pelo SISU no segundo semestre, argumento que segundo o presidente da Adufms, Marco Aurélio Stephanes é incoerente, já que apenas três cursos são oferecidos no meio do ano e seria possível ajustar os cronogramas e ter o menor impacto aos estudantes e também para a sociedade no pós-pandemia. 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Mulher que atropelou gato de propósito é autuada pela polícia em Miranda

2
Geral

Pescadores são flagrados com 314 kg de pescado e devem pagar multa de R$ 35 mil

3
Política

TRE-MS define valor, mas mesários de Aquidauana não devem receber auxílio alimentação

4
Anastácio

Idoso é multado em R$ 3 mil por matar cachorro a pauladas em Anastácio

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max29

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max29

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,80m
Miranda
1,84m
Paraguai
(-) 24

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

Amplavisão 1432 – Você concorda com o que disse Vo...

Valdemir Gomes

A...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"TODA A PARTE"

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Rufo Antonio da Silva - Endocrinologista

Rua Jose Bonifácio, 634 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4764
Móveis e Decoração

Atalaia Arts

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 508 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2510
Panificadora e Confeitaria

Panificadora e Confeitaria Acácia

Rua Estevão Alves Corrêa, 949 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-5560
Ver Mais
Fale com a redação