OBR visa incentivar os alunos da Educação Básica a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia
Cidade Universitária da UFMS / Divulgação
A Cidade Universitária, em Campo Grande, sedia até o sábado, 24, a fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2024. O evento faz parte da programação da Semana da Computação e acontece no Ginásio Moreninho, com entrada gratuita e aberta ao público.
Mais de 600 alunos e professores de escolas públicas e privadas estão participando desta fase. A competição conta com 121 equipes de 35 escolas de ensino fundamental e médio de Mato Grosso do Sul. Os times que se destacarem nessa etapa estadual terão a chance de representar o Estado na competição nacional, que ocorrerá em novembro, em Goiânia.
Amaury Antônio de Castro Júnior, professor da Faculdade de Computação e representante estadual da OBR, ressalta a importância de a UFMS receber o evento pelo segundo ano consecutivo. “Isso aproxima a Universidade da comunidade escolar, especialmente do ensino fundamental e médio. Trazemos estudantes e suas famílias para o ambiente universitário, um espaço dedicado à ciência, pesquisa e estudo, alinhado com os objetivos da Olimpíada Brasileira de Robótica.”
A Olimpíada é dividida em duas modalidades: prática e teórica. A modalidade prática é disputada em competições regionais, enquanto a teórica acontece nas próprias escolas. Na modalidade prática, os robôs criados pelos estudantes são avaliados em atividades específicas por um corpo de jurados.
“Este ano, teremos duas modalidades práticas: resgate e artística. Na modalidade de resgate, simulamos a operação de resgate de vítimas, onde os robôs devem superar obstáculos e salvar as vítimas em um cenário de risco. Na modalidade artística, as equipes apresentam um espetáculo, como uma música, um teatro ou uma encenação, utilizando robôs programados”, explica o professor Amaury.
Fundada em 2007, a OBR visa incentivar os alunos da Educação Básica a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia, além de classificar equipes para a RoboCup, a maior competição de robótica global. A competição é dividida em três níveis: nível 0 para alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental; nível 1 para alunos do 1º ao 8º ano do ensino fundamental; e nível 2 para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e todos os anos do ensino médio ou técnico.
A agenda completa do evento pode ser conferida aqui.
Economia
Novas regras aproximam paÃs de nações mais igualitárias
Economia
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de BrasÃlia
Voltar ao topo