12 de abril de 2021
Anuncie Aqui
-->
Ensino

Futuro sustentável é uma das prioridades do Ensino público do MS

7 JAN 2020 - 11h22min
Assessoria

 “A necessidade de um futuro sustentável requer mudanças no presente, ações insustentáveis de consumo devem ser mudadas para que possamos oferecer qualidade de vida para novas gerações”. É de acordo com esta visão contemporânea que a professora e gestora Jaqueline Dias, da Escola Estadual Professor Silvio Oliveira dos Santos, localizada no conjunto Aero Rancho, incentiva o protagonismo dos estudantes nas competências sócio emocionais e iniciativas sociais.

O resultado não poderia ser mais produtivo. Através de cálculos matemáticos, os estudantes Brayan Guimarães Breitenbach Stelle e Sthefani Cristina Pilatte  realizaram o projeto intitulado “Aplicação Sustentável da Água Condensada dos Aparelhos de Ar para Limpeza”. Após o levantamento da quantidade de água eliminada, os alunos deram início a experiência que resultou numa economia de  2.016 litros de água (em uma semana) que eram desperdiçados nas calçadas.

Responsável pelo projeto, o professor Cesar Floriano explicou que mais de 400 litros de água eram eliminados diariamente dos 28 aparelhos de ar condicionado na unidade escolar. Essa era a vazão média de água por aparelho que estava funcionando em uma temperatura de 20ºC em um dia típico de verão, de acordo com o método direto. Para captar e reaproveitar esta água do gotejamento, os alunos utilizaram  baldes durante um período de quatro horas.

 Tecnologia usada nas escolas desenvolve Casa inteligente

Para quem acredita que a casa inteligente é algo muito distante da nossa realidade, vai  mudar de ideia com a iniciativa dos estudantes do curso de Técnico em Informática da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva (Moreninha II), em Campo Grande. Apresentado na FECINTEC (Feira de Ciências e Tecnologia), o  projeto da “Casa Inteligente e Sustentável” conquistou a premiação de 1º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, com a  construção de uma maquete com materiais de baixo custo. Uma casa sustentável, de acordo com os professores e orientadores, Thiago Gonçalves de Almeida, Enilda Aparecida Mendes da Rosa Cáceres e Regiane de Souza Fernandes, pode trazer benefícios como a economia de energia e de água, reciclagem do lixo, ventilação adequada, e vários outros que ajudam a preservar o ambiente.

Para construir a maquete da casa inteligente, integrando tecnologia com a sustentabilidade, as alunas responsáveis pela execução do projeto, Emilly Ávila Schiavi, Isabele Luiza da Silva e Giovanna Braz Almança, utilizaram a plataforma Arduino por seu baixo custo e fácil aprendizagem.  Para a construção da maquete foram necessárias pesquisas,  programação em testes de funcionamento e, finalmente, a decoração. A casa inteligente e sustentável poderá contribuir para a preservação do meio ambiente, bem como sensibilizar os estudantes e familiares que obtiveram a oportunidade de participar da construção, além de trazer vastos conhecimentos relacionados a estes conceitos. São orientadores e estudantes dando mais uma valiosa contribuição ao ensino público do Estado.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Família pede ajuda para custear o tratamento de aquidauanense internada em estado grave

2
Geral

Motorista capota veículo próximo a rotatória de Dois Irmãos

3
Geral

Caixa com lápis de madeira carbonizada no Pantanal é vendida a R$742.997,00

4
Policial

PM prende homem suspeito de furtar duas motos em loja de Aquidauana

Vídeos

Vídeo: Casal furta televisões de loja no centro da capital, em plena luz do dia

Apoiadores de Bolsonaro saem às ruas pedindo não ao Lockdown e sim à Intervenção Militar

Estreia Curta Metragem A Paixão de Cristo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max34

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
min22 max34

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,18m
Miranda
2,97m
Paraguai
1,82m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Não...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EXÉQUIAS

Raquel Anderson

A gente vai morrer!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hotéis

Hotel Bela Vista

Rua Manoel Aureliano da Costa, 678 Aquidauana/MS (67) 3241-8493 (67) 99653-8207 http://www.hotelbelavistams.com.br
Auto Posto

Nossa Senhora de Fátima

Rua Marechal Mallet, 804 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8199/ 7705
Telefones Úteis

Detran

Rua Jose Alves Ribeiro, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1187/2210
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo