O gabarito do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi divulgado nesta terça-feira (29) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), um dia antes da data prevista. Para conferir, clique
aqui.
O resultado final do exame será divulgado apenas na primeira semana de janeiro. Mesmo com o gabarito em mãos, os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da TRI (Teoria de Resposta ao Item), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.
Um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, dessa maneira, terá pontuação com menor valor. Por outro lado, o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.
Os participantes fizeram quatro provas objetivas (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias) e a redação, que teve como tema "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". A exemplo do ano passado, os participantes terão acesso ao espelho da correção somente para fins pedagógicos.
A redação será avaliada por dois corretores independentes. A discrepância entre as notas de ambos não poderá ultrapassar 100 pontos ? no ano passado, o limite era de 200 pontos. Se houver discrepância superior a 100, a redação passará por um terceiro corretor. Caso a diferença permaneça, o texto será submetido a uma banca de especialistas. Redações com discrepâncias maiores que 80 pontos entre as competências avaliadas também serão analisadas por um terceiro corretor.
De acordo com o Ministério da Educação, mais de cinco milhões de inscritos realizaram as provas do Enem 2013.