17 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Educação

IFMS orienta campi sobre oferta de atividades não presenciais durante quarentena

Os campi têm até segunda-feira para informar a data de início das atividades não presenciais

2 ABR 2020 - 19h37min
Assessoria

Com as aulas suspensas, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) enviou aos dez campi da instituição, orientações para a oferta de atividades não presenciais aos estudantes. A Instrução Normativa da Pró-Reitoria de Ensino recomenda a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para substituir as aulas presenciais e orienta sobre a reorganização do cronograma de atividades.

View Energy Solar_11

As orientações são referentes aos cursos técnicos integrados, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), técnicos subsequentes, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e graduação. A pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes, explica que a instrução busca subsidiar os campi no atendimento aos estudantes neste período de isolamento social.

"O documento foi construído de forma colaborativa entre a Pró-Reitoria de Ensino, diretores de ensino e coordenadores de curso dos dez campi. E por se tratar de um momento que exige providências constantes e imediatas, essas orientações serão periodicamente analisadas", destaca.

Os campi têm até segunda-feira (6) para informar a Proen a data de início das atividades não presenciais, o que deverá ocorrer entre os dias 7 e 13 de abril. A decisão de manter o calendário letivo e adotar atividades de ensino não presenciais, enquanto a suspensão das aulas continuar, foi tomada na última segunda-feira (30) pelo Conselho Superior (Cosup). 

Os estudantes deverão receber as atividades dos professores por meio de ferramentas online de gerenciamento de conteúdo, preferencialmente pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA - Moodle Institucional).

"As atividades não presenciais que estão sendo adotadas não devem ser confundidas, portanto, com educação a distância ou com as atividades à distância previstas nos cursos presenciais, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Regulamento da Organização Didático Pedagógica do IFMS”, explica Cláudia.

Outra recomendação é que o campus defina um canal de comunicação com os estudantes, que pode ser o e-mail institucional ou grupo de WhatsApp, para tirar dúvidas e oferecer suporte pedagógico. Administrado pela coordenação do curso ou por outro membro da equipe pedagógica, o grupo deverá ter horário de atendimento estabelecido.

Os diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão (Diren) e coordenadores dos cursos, em conjunto com a equipe pedagógica do campus, deverão identificar junto aos docentes quais disciplinas poderão ter atividades não presenciais. Caso alguma unidade curricular não possa ser oferecida dessa forma, deverá ser feito o planejamento para reposição das aulas no retorno das atividades presenciais.

O documento trata ainda da reorganização dos horários de permanência dos professores, para que seja garantido o atendimento online aos estudantes; da revisão dos planos de ensino, a fim de se reorganizar os conteúdos; e do acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos estudantes.

Caso o estudante não tenha acesso a computador e internet, caberá ao professor comunicar à Diren, coordenação de curso e equipe pedagógica para que seja feito o atendimento individualizado.

Para os estudantes com necessidades específicas, o professor, em conjunto com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e apoio da coordenação do curso, deverá providenciar as adaptações curriculares e a produção de material didático adaptado.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Turismo

Com maior "barrigão", sucuri impressiona ao digerir animal nas águas de Bonito

2
Policial

Antes de roubarem aviões, criminosos se divertem em rio e até vão à "zona"

3
Geral

Acidente com quadriciclo mobiliza ação do Corpo de Bombeiros

4
Anastácio

Após perder o freio, caminhão bate e destrói frente de carro

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min22 max38

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max38

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Valdemir Gomes

Até...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola CAIC Antonio Pace

Rua Felipe Orro, s/n Bairro da Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Pesqueiros

Rancho do Pedrialli - Piraputanga

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3257-1007 www.ranchopedrialli.com.br
Confecções

Rocha Forte

Rua Duque de Caxias, 791 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-4801
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo