X
Educação

Inscrições para 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática se encerram nesta sexta-feira

Divulgação

Sexta-feira (30) é o último dia de inscrições para quem deseja participar da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas (OBMEP 2021). A edição - marcada para o ano de 2020 - foi adiada em função do avanço da epidemia causada pelo coronavírus e, neste ano, segue com as inscrições abertas - exclusivamente no site (clique aqui) - para as escolas que não realizaram inscrição no ano anterior.
As escolas que realizaram o preenchimento dos formulários em 2020 já estão inscritas automaticamente, no entanto, caso queiram editar dados como o número de estudantes inscritos por nível (1, 2, ou 3), dentre outros, poderão realizar considerando o mesmo período da inscrição (19 à 30 de abril) no mesmo site.
Em virtude das consequências da pandemia da Covid-19, excepcionalmente para a 16ª edição das Olimpíadas, o regulamento foi alterado. Abaixo, o link do regulamento para download no formato em PDF e um resumo das principais mudanças, mas a leitura na integra do documento de suma importância:
As provas da 1ª Fase não serão impressas e enviadas para as escolas;
A escola terá um período e não dias para aplicar a Prova da 1ª Fase;
Sua escola já fez a inscrição na 16ª edição? É possível editar os dados da inscrição até 30/04;
Possibilidade de participação de estudantes que concluíram o 3º ano do Ensino Médio em 2020 (somente para escolas inscrita em 2020).
Para entender essas e outras mudanças, acesse o regulamento em: http://www.obmep.org.br/regulamento.htm
Após encerrar o prazo das inscrições, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) juntamente com a coordenação responsável pelas Olimpíadas, darão orientações de como será aplicação da Prova considerando o cenário pandêmico.
Olimpíada
A OBMEP tem como objetivo estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando para que um maior número de estudantes brasileiros possam ter acesso a material didático de qualidade e identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.
Além disso, a Olimpíada visa incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional, contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades cientificas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Organização
Participam da OBMEP estudantes das escolas públicas e privadas, divididos em 3 níveis:
Nível 1 – 6º e 7º ano do Ensino Fundamental;
Nível 2 – 8º e 9º ano do Ensino Fundamental;
Nível 3 – Ensino Médio.
As provas estão divididas em 2 fases, conforme disposto abaixo:
1ª Fase – Prova objetiva de 20 questões, aplicada em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.
2ª Fase – Prova discursiva com 6 questões, aplicada em centros escolhidos pela OBMEP. Participam dessa fase apenas os estudantes classificados na 1ª Fase pelas escolas, segundo os critérios descritos no Regulamento.
Para mais informações, acesse: www.obmep.org.br

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo