Os estudantes que foram convocados na primeira chamada do ProUni (Programa Universidade para Todos), do MEC (Ministério da Educação), têm somente até esta segunda-feira (08) para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição e providenciar a matrícula na respectiva instituição de educação superior. Se for o caso, podem participar de seleção própria da instituição.
De acordo com o MEC, as bolsas que sobrarem serão disponibilizadas na segunda chamada, prevista para ser divulgada no próximo dia 16 de julho. O estudante terá até o dia 22 para comprovar as informações e providenciar a matrícula.
Caso fique fora das duas chamadas e pretenda integrar a lista de espera, o candidato terá de fazer a adesão, on-line, entre os dias 26 e 29 deste mês. A lista estará disponível no
Sisprouni (Sistema Informatizado do ProUni) para consulta pelas instituições de ensino em 01º de agosto. No dia seguinte, será feita a primeira convocação. O candidato selecionado terá até o dia 07 do mesmo mês para a comprovação dos documentos e matrícula. Em 12 de agosto, será feita a segunda convocação de integrantes da lista. O prazo para aferição dos documentos e matrícula vai até o dia 15.
Criado em 2005, o ProUni oferece bolsas de estudos em instituições particulares a estudantes egressos do ensino médio da rede pública. Também são atendidos bolsistas integrais oriundos da rede particular. Para a bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para a bolsa parcial, de até três salários mínimos.
No processo seletivo deste segundo semestre, o ProUni registrou o total de 436.941 candidatos a bolsas. O número de inscrições chegou a 844.864 ? cada estudante pôde fazer até duas opções de curso. Foram ofertadas 90.045 bolsas ? 55.693 integrais ? em instituições particulares de educação superior.
Puderam concorrer a bolsas os estudantes que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtiveram no mínimo 450 pontos de média e nota na redação que não tenha sido zero.