X
Educação

MEC quer "acelerar" jovens atrasados na escola

Programa volta-se a alunos que têm entre 15 e 17 anos e estão no ensino fundamental. Objetivo é fazê-los ingressar rapidamente no ensino médio.

País tem 2,6 milhões de jovens com defasagem idade/série / ABr

O Ministério da Educação (MEC) está desenvolvendo um programa para "acelerar" a trajetória escolar de estudantes que têm entre 15 e 17 anos de idade e ainda estão no ensino fundamental e fazer com que ingressem rapidamente no ensino médio. Batizado de Programa Nacional de Adequação de Idade/Ano Escolar, o plano será voltado aos cerca de 2,6 milhões de jovens que ainda não conseguiram passar do 9º ano.
O programa é uma das ações do plano geral de reformulação do ensino médio, chamado de Compromisso Nacional Pelo Ensino Médio. As propostas de reformulação desta etapa escolar, considerada o maior gargalo da educação no Brasil, está em debate com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) desde 2012.
Os planos do MEC incluem, além da produção de materiais específicos, a formação de professores para escolas de ensino fundamental que tenham estudantes com distorção idade/série. A pasta pretende induzir a produção de uma proposta curricular específica para que jovens atrasados acessem o ensino médio mais rapidamente.
O anúncio oficial ainda não tem data, mas o governo sinalizou que pretende expadir a jornada integral para o ensino médio e alavancar a educação profissionalizante, bem como realizar alterações no currículo. A intenção é dividir a grade de disciplinas por áreas do conhecimento, como é feito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ? que contempla os grupos de ciências humanas, da natureza, matemática e linguagens.
Também haverá um programa específico de bolsa para 100.000 alunos dessa etapa. A ideia é estimular alunos do ensino médio a cursarem licenciatura em ciências. (*Com Estadão Conteúdo)

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Campo Grande

Defensoria consegue anular contrato firmado por mulher com depressão grave

O contrato foi celebrado após a mulher ser induzida por um suposto namorado

Esporte

Botafogo mostra que ainda podemos com os europeus

Alvinegro faz 1x0 no PSG em torneio marcado pelo equilíbrio

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo