20 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Setembro Amarelo

No mês de atenção ao suicídio, ações sociais são realizadas pela UEMS

16 SET 2021 - 11h49min
Raul Delvizio

Desde o início do mês, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) vem desenvolvendo uma série de ações institucionais voltadas ao Setembro Amarelo, período dedicado à conscientização sobre o suicídio.

Central Pax_10

Com a campanha "UEMS no Setembro Amarelo", vários setores da universidade vem trabalhado em prol do cuidado e atenção à temática principalmente no intuito de falar sobre.

Além de postagens alusivas nas redes sociais, eventos virtuais integram a programação institucional. No último dia 10, por exemplo, ocorreu a live "Suicídio A imensidão da dor", com o professor mestre Wilson Brum, professor doutor José Carlos Rosa Pires de Souza e a técnica e psicóloga Janis Naglis Faker.

Uma outra iniciativa – "Valorizando a vida com Manoel" – traz uma abordagem mais poética. Veiculando trechos de livros do escritor Manoel de Barros, o movimento vem transformado as redes sociais da instituição me prol da campanha.

Especialista em psicologia organizacional e participante do Setor de Atendimento Psicossocial (SAPS) da UEMS, Danielly Miranda Barbosa descreveu a importância do mês.

"Setembro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção do suicídio. Debater sobre o tema é fundamental para que estigmas sejam desconstruídos e conceitos equivocados sejam desmistificados. A campanha teve início no Brasil em 2015 e visa, por meio de diversas ações, sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão", explica a servidora.

Como buscar ajuda?  Se você possui pensamentos suicidas ou conhece alguém que esteja enfrentando problemas relacionados à saúde mental, não deixe de procurar auxílio.

"O primeiro passo é contar com fontes de apoio, como família e amigos, e com o atendimento profissional de médicos e/ou psicólogos", esclarece.

O Setor de Atendimento Psicossocial da UEMS atua no acolhimento e escuta dos servidores e servidoras da instituição. Para solicitar atendimento e obter informações, entre em contato pelo e-mail saps@uems.br ou telefone (67) 3902-2665.

Já o Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das entidades mobilizadoras do Setembro Amarelo no Brasil. A instituição disponibiliza atendimento gratuito todos os dias, em qualquer horário, às pessoas que desejam conversar ou necessitem de apoio emocional.

O contato é sigiloso e pode ser realizado por meio de ligação telefônica, pelo número 188.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Ossada humana é encontrada e desenterrada de obra de hospital

2
Policial

Professor acusado de estupro segue recebendo salário como funcionário ativo

3
Entretenimento

Tempestade de areia assusta elenco de "Pantanal"

4
Policial

Propriedade rural motiva sequestro de idoso no MS

Informe Publicitário

Informe

IVRNET: compromisso pela melhor internet na região

Previsão do Tempo

min22 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Advocacia

André Lopes Béda

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1469 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3294 / 324
Restaurantes

Pizza 10

Rua Deodoro Rondon, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1010/2911
Escolas Estaduais

Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro - CEJAR

Rua Estevão Alves Correa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6029/2226
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo