19 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Educação

Nova diretora-geral do IFMS em Aquidauana recebe cargo hoje

Solenidade será realizada na Câmara Municipal. Nova diretora-geral fica no cargo até 2019.

19 MAI 2016 - 09h30min
da Redação
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) vai realizar a solenidade de transmissão de cargo de diretor-geral do campus Aquidauana. O evento será na noite desta quinta-feira (19), às 19 horas, na Câmara Municipal, na Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com a presença do reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak.
 
Eleita pela comunidade acadêmica no mês passado, a professora Hilda Ribeiro Romero irá receber o cargo do professor Delmir da Costa Felipe, dirigente pro tempore que esteve à frente do campus desde o início das atividades, em 2011.
 
Hilda foi formalmente empossada no cargo no último dia 29 de abril, em cerimônia realizada pelo Conselho Superior do IFMS, em Campo Grande. A portaria de nomeação foi publicada no mesmo dia, no Diário Oficial da União. O mandato da nova diretora terá duração coincidente ao restante do mandato do reitor do IFMS, até 2019.
 
Diretora
 
Hilda é natural de Aquidauana e ingressou como professora no IFMS em fevereiro de 2011. Foi coordenadora de Gestão Acadêmica, de Extensão e Relações Institucionais, chefe de Gabinete e ocupou o cargo de diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
É mestre em Geografia, especialista na área de Coordenação Pedagógica e licenciada em Geografia, pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Trabalhou como professora contratada pela UFMS, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade e ministrou aulas no Instituto Educacional Falcão, em Aquidauana.
 
A candidata única foi eleita com 46,43% dos votos, que em números absolutos totalizaram 231 votos, sendo 23 de técnicos-administrativos, 17 de professores e 191 de estudantes. Foram registrados ainda 14 votos brancos e 29 nulos. O índice de abstenção somou 40,52%.
 
Campus Aquidauana
 
Em funcionamento desde 2011, o campus oferece cursos técnicos integrados em Edificações e Informática, cursos subsequentes presenciais e a distância, além de cursos de qualificação profissional.
 
Na graduação, é ofertado o curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet e a pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
 
De acordo com dados mais recentes do Sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica), o campus possui 1.247 estudantes matriculados. Além de Aquidauana, a população de Anastácio e Miranda também é atendida pela unidade por meio da educação a distância.
 
Na área de pesquisa aplicada e inovação, estudantes e professores do IFMS em Aquidauana já desenvolveram 110 projetos de pesquisa desde 2012, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica.
 
O estudante Luiz Fernando da Silva Borges, do técnico integrado, é o primeiro do IFMS a participar de duas edições da Intel ISEF, a maior feira científica de nível médio do mundo. Em 2015, ele participou do evento com o Termociclador de Baixo de Custo e, neste ano, apresentou uma prótese sensível que busca devolver às pessoas que perderam algum membro do corpo a capacidade de movimento e as sensações táteis.
 
As atividades do campus inserem o IFMS nos arranjos produtivos locais, como o projeto de intercâmbio de conhecimento com famílias terenas da Terra Indígena Cachoeirinha, e diversas ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável e proteção ambiental.
 
As atividades do Instituto Federal em Aquidauana são desenvolvidas na Rua José Tadao Arima, 222, no Bairro Ycaraí.
 
IFMS
 
Com campi em dez municípios, o IFMS tem cerca de 8 mil estudantes matriculados na educação profissional e tecnológica em cursos técnicos de nível médio e superiores, na pós-graduação e em cursos de qualificação profissional.
 
A oferta contempla as áreas de recursos naturais, ambiente e saúde, infraestrutura, informação e comunicação, produção alimentícia e controle e processos industriais.
 
Além disso, o IFMS atende pela educação a distância, por meio do Programa Rede e-Tec Brasil, a população de 14 municípios onde não há campus. São sete cursos, com duração média de um ano e meio, oferecidos em parceria com as prefeituras municipais.
 
Na área da pesquisa, são mais de 560 projetos desenvolvidos desde 2012, muitos deles destaques em feiras regionais e nacionais. A instituição também fomenta a iniciação científica em escolas particulares e públicas. São 900 trabalhos de estudantes de ensino fundamental e médio apresentados nas Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS até hoje.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 02
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Familiares informam velório de Joséfa Maria

2
Policial

Após temporal, idoso escorrega de telhado e morre

3
Policial

Homens são presos com pintados fora da medida em camionete

4
Policial

Homem é preso ao tentar fugir de bar sem pagar a conta

Informe Publicitário

Informe

Drogaria Aquidauana: há 8 anos protegendo sua família

Previsão do Tempo

min20 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aliás...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Santa Cruz

Acesso por Taunay, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3686-1016 / 324 www.fazendasantacruz.tur.br
Supermercados

Supermercado União

Carlos F. Bandeira 12 Qdr. 15, conj. Ovídio Costa I - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3622
Clubes

Lions Clube

Rodovia Aquidauana-Cera, Km 4, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3800/32412
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo