19 de abril de 2021
Anuncie Aqui
-->
Coronavírus

Nova versão do Plano de Biossegurança inclui fluxo de testagem e ensino híbrido na UFMS

Plano passa a vigorar a partir de 1º de março

28 FEV 2021 - 16h10min
UFMS

Nesta semana, foi publicada a terceira versão do Plano de Biossegurança da UFMS construída pelo Comitê Operativo de Emergência (COE) e pela Comissão Interna de Biossegurança (CIBio). O objetivo é preservar vidas, conciliando as atividades presenciais acadêmicas e administrativas na UFMS e contribuindo para a prevenção da disseminação do novo coronavírus. O Plano passa a vigorar a partir de 1º de março.

IvrNet_Campanha de Páscoa 11

A vice-reitora Camila Ítavo, presidente do COE, explica que a UFMS foi pioneira entre as universidades federais a elaborar um Plano de Biossegurança para reunir as diretrizes e medidas de prevenção para todas as etapas de disseminação do vírus nos municípios, garantindo a realização das atividades e projetos. “Temos muita serenidade para enfrentar os desafios porque as nossas diretrizes estão em consonância com as medidas e orientações das autoridades federais e estaduais, e com a presença de nossos especialistas na área de saúde contemplamos as especificidades das nossas unidades”, disse.

Essa nova versão traz alterações, novas orientações e procedimentos. O Plano também reforça as recomendações da Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde em relação ao distanciamento social, proteção individual, como uso obrigatório de máscaras e EPIs, e medidas de higiene, como disponibilização de álcool 70% ou álcool glicerinado em todos os setores, e mantém a classificação dos cenários adotada na segunda versão, feita com base nos dados divulgados pelo Governo Estadual dentro do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir).

De acordo com a presidente da CIBio, professora Gecele Matos Paggi, a principal novidade do Plano foi a inclusão do fluxo de testagem. “Na versão anterior, incluímos o manejo frente aos casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Agora, o documento contém um Anexo que trata do fluxo de testagem de Covid-19 na UFMS”, explica Gecele.

Desde dezembro do ano passado, a comunidade universitária pode fazer a solicitação de exames pelo site Se cuide te amo. As solicitações são analisadas pela Central de Triagem, composta por equipes das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Gestão de Pessoas, para depois realizar o agendamento do exame, bem como o cadastro nos sistemas governamentais de informação. No dia e horário informados pela Central, o solicitante deve comparecer ao Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias, na Faculdade de Medicina, localizada na Cidade Universitária, onde serão realizadas as análises. Depois de processado o resultado, o Laboratório envia o mesmo à Central de Triagem que informa o solicitante.

“Outra alteração que a terceira versão do Plano traz está relacionada ao ensino híbrido. Ou seja, as aulas teóricas serão mantidas 100% online e as aulas práticas imprescindíveis podem ser realizadas presencialmente, com rodízio programado de estudantes e respeitando as porcentagens de ocupação de 30, 50 ou 70 %, de acordo com a classificação das etapas”, destaca Gecele. Segundo a presidente da CIBio, as atividades de projetos de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação também serão permitidas, respeitando as taxas de ocupação e demais medidas previstas no Plano de Biossegurança.

Para conferir a íntegra do Plano de Biossegurança da UFMS acesse ufms.br/coronavirus

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem é executado com 60 tiros de fuzil em Campo Grande

2
Educação

Administradora é a nova diretora do campus de Aquidauana da UFMS

3
Geral

Coronavírus: variante P1 já é predominante em Mato Grosso do Sul

4
Geral

A partir de segunda, idosos com mais de 60 anos podem se vacinar em Aquidauana

Vídeos

Vídeo: Casal furta televisões de loja no centro da capital, em plena luz do dia

Apoiadores de Bolsonaro saem às ruas pedindo não ao Lockdown e sim à Intervenção Militar

Estreia Curta Metragem A Paixão de Cristo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min20 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,52m
Miranda
2,20m
Paraguai
1,80m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Mariana Thomé

Quer ter colaboradores mais produtivos? Invista em gest...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo General Rondon

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Bancos

Banco Caixa Econômica Federal

Rua Estevão Alves Corrêa, 562 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4030 / 324 www.cef.com.br
Ag. Correios

Agencias dos Correios -Central

Manoel Antonio Paes de Barros, 620 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6065
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo