X
Gente feliz

"Presente" de escola municipal aos alunos veio como dose certa de esperança, carinho e dedicação

Em meio a pandemia, aproveitamento dos estudantes chegou a 100%

Escola Municipal Antônio Santos Ribeiro, em Piraputanga.

"Escola unida, aluno feliz".

O lema acima não é por pouco. Mesmo em meio a maior pandemia do século XXI até o momento, a Escola Municipal Antônio Santos Ribeiro, em Piraputanga, não baixou as rédeas. Os corriqueiros "bom dia" compartilhados nos corredores e o cheiro matutino de giz foi trocado pelos encontros virtuais com a ajuda da telinha do celular e do computador.

Professoras Sandra e Rosana (à esquerda e direita) durante confraternização da equipe pedagógica da escola.

Entretanto, o que poderia ser uma tremenda desventura, para quase 100 alunos piraputanguenses e suas famílias virou "presentaço" repleto de esperança, carinho e dedicação. Resultado? Porcentagem de aproveitamento foi ao máximo – um trabalho incansável do time de educadores.

"Não foi fácil fazer com que os alunos se sentissem participantes do processo", afirma a professora municipal Lurdes Batista Monteiro. Ela, inclusive, sequer conhece os rostinhos dos estudantes matriculados, pois é a primeira vez que integra o corpo pedagógico da escola. Porém, "desistência" não estava no seu conteúdo didático.

Reunião de boas-vindas com professores e funcionários na retomada das aulas durante o período de pandemia.

"Por aqui, não há rede de telefonia e poucos são os estudantes que possuem acesso fácil à internet. A maioria deles utiliza wi-fi gratuito da única praça do distrito ou da rede cedida por donos de comércio. Usamos os grupos de WhatsApp e ligações telefônicas para fazermos os contatos necessários. Em tempos de instantaneidade, a lentidão na comunicação era angustiante. Mesmo assim, nossos alunos conseguiram ser prestigiados", confirma Lurdes.

Mesmo na pandemia, porcentagem chegou a 100% de aulas dadas e também no rendimento dos estudantes.

Trabalho árduo – Segundo atesta a professora Sandra Rosa de Azevedo e Silva, o ensino remoto não só impôs uma infraestrutura tecnológica, mas uma "nova camada" de organização e estratégica entre educadores, alunos e seus familiares.

"Parabenizo os pais por também terem sido protagonistas no sucesso da caminhada pandêmica entre alunos e professores".

"Cerca de 80% dos pais compareciam na escola para retirar as atividades impressas. Até maio deste ano, imprimíamos quinzenalmente, separávamos, montávamos e empacotávamos cada uma das apostilas, operação que agora passou a ser mensal. Ainda, realizávamos busca ativa nos pesqueiros, sítios e fazendas da região à procura dos nossos estudantes. Batíamos na porta das casas. Tivemos auxílio do ônibus escolar e às vezes de carros da Secretaria de Educação Municipal", detalha.

Registro durante preparo da Escola Municipal Antônio Santos Ribeiro, em Piraputanga, para o retorno das aulas.
Entre professores e funcionários, todos ajudaram a deixar a escola municipal mais bonito e feliz.

Conquistas – Além de mostrar aos estudantes que "quem acredita sempre alcança" – como diria a música "Mais Uma Vez", de Legião Urbana –, o resultado não apenas brilhou por meio da taxa de 100% de aulas entregues com a mesma marca em aproveitamento escolar.

Veio também com gostinho de premiação.

Rosana ao lado de Agatha e sua mãe, junto da coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

"Dada a largada para o 2º Concurso Artístico e Literário, fiz questão de elaborar um material para a modalidade remota. Incentivei, cobrei, esperei por produções. Tentei com todos os esforços manter os alunos empolgados com a ideia de escrever, e escrever bem! Afinal, nosso distrito de Piraputanga é um lugar de lindas paisagens, rica fauna e flora, ou seja, motivos de sobra para inspiração. Aqui é o nosso lugar", pontua Lurdes.

Em 2021, a Escola Municipal Antônio Santos Ribeiro teve duas de suas estudantes premiadas no concurso: Agatha Fernanda (7º ano) com o primeiro lugar e Patrícia Muniz (8º ano) com o terceiro, ambas na categoria "Conto – Anos Finais".

Além de Agatha (foto), a estudante do 8º ano Patrícia Muniz também levou o terceiro lugar no concurso literário.

Para Rosana de Carvalho, coordenadora pedagógica da escola, orgulho tem de sobra.

"Ficamos honrados e muito felizes em ver o trabalho coletivo reconhecido dessa forma. Digo isso porque ninguém aqui trabalha sozinho. Nossa escola é uma família, e como uma boa equipe, só ganhamos quando todos dentro do time também ganham. Sem sintonia não haveria êxito. Um ajuda o outro, independente de qual seja sua função, porque o bem-estar comum é o mais importante", pontua.

Para a equipe docente da Antônio Santos Ribeiro, o lema sempre deve ser: "escola unida, aluno feliz".

Professora das duas meninas, Lurdes acredita que o lema de fato sempre deve ser "escola unida, aluno feliz".

"A motivação e o incentivo mútuo devem ser fatores primordiais para se começar algo. Isso traz união, esforço, resultados positivos e felicidade!", finaliza.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Infraestrutura

Avançam obras para reparos da ponte sobre o rio Paraguai

Alpinistas dão apoio em trabalhos

Segurança

PMA de MS recebe R$ 5 milhões em investimentos no aniversário de 37 anos

Guarnição recebeu 10 viaturas policiais e 10 embarcações adquiridas com recursos próprios

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo