24 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Educação

Professor fala de déficit tecnológico durante evento sobre Marco da Ciência, Tecnologia e Inovação

21 JUL 2016 - 19h02min
Da Redação
Durante debate sobre o novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado na manhã desta quinta-feira (21), o dr. Gesil Sampaio Amarante Segundo, que é coordenador de transferência de Tecnologia da Universidade Estadual de Santa Cruz (em Ilhéus, Bahia), falou sobre o déficit tecnológico no país. ?Precisamos ajudar o Brasil a resolver esse problema que emperra o desenvolvimento. Pois há necessidade de existir um sistema onde a produção tecnológica se conecte com a economia. Temos que formar uma nova geração de pesquisadores para, assim, ajudarmos o país a crescer?, ressaltou.
 
O debate, promovido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), foi realizado na unidade universitária de Campo Grande. Amarante Segundo, palestrante do evento, coordenou o grupo de trabalho para a elaboração do novo Marco Regulatório da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Brasil.
 
Para o reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, a discussão é uma oportunidade de se tomar conhecimento das mais recentes informações e os avanços em relação a gestão da ciência, tecnologia e inovação. ?A gestão de recursos, neste novo marco regulatório, evidenciará a possibilidade de articulação entre a Universidade e governos federal, estadual e municipal, juntamente com as empresas. Para que possamos induzir novas ações que vão promover o desenvolvimento do país e agregar conhecimento, além de valorizar aos produtos do nosso Estado?, disse.
 
De acordo com o Secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Renato Roscoe, o debate é necessário, pois trata-se de um momento muito importante para o desenvolvimento de MS, ?principalmente nesta época em que houve uma redução drástica nas verbas federais para o setor de ciência e tecnologia, dificultando sobremaneira o desenvolvimento dos trabalhos nesse setor?, enfatizou.
 
O debate foi promovido em parceria com o Governo do Estado; a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect); a Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso do Sul; o Conselho Regional Engenharia Arquitetura e Agronomia (CREA-MS); e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) Tecnova.
 
Legislação Estadual
 
Após discutir a legislação nacional no período matutino, o palestrante se reunirá, nesta tarde, com representantes da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e outros órgãos de Mato Grosso do Sul para um debate específico sobre a legislação estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. ?Ele falará sobre os melhores caminhos, sobre como conduzir esse processo da construção da legislação estadual. Discutiremos o que precisaremos colocar na legislação, o que é ou não importante?, destacou o vice-reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 02
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Sem mexer as pernas, Manoel do Bar da Praça pede "por orações"

2
Entretenimento

Dira Paes aprende passos de "Mercedita" e já ganha "título" de MS

3
Bodoquena

No município de Bodoquena, até chuva forte de granizo já "aterrissou" em MS

4
Entretenimento

Jovem cria pintinho de estimação e internet "explode" em fofura

Informe Publicitário

Informe

Comtel é a única empresa de MS em evento internacional

Previsão do Tempo

min22 max33

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min22 max33

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nas...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Transportes

Viação ANDORINHA

Rua Estevão Alves Corrêa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2158/241 1
Casas de Shows

GRESSA

Visconde de Taunay, 457 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4142/9201-
Escolas Estaduais

Escola Estadual Antonio Correa

Rua Teodoro Rondon, 765 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1985
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo