X
Educação

Projeto gera Registro de Software para o Campus de Aquidauana da UFMS

Projeto foi parceria com o IFMS

Divulgação/UFMS

Cidades e comunidades sustentáveis é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com os quais uma série de países, entre eles o Brasil, comprometeram-se a alcançar junto à Cúpula das Nações Unidas. Uma das metas é reduzir o impacto ambiental negativo, melhorando a gestão de resíduos sólidos, dentre os quais aqueles que podem ser reciclados.

Pensando nisso, um projeto de extensão coordenado pela Profa. Lucy Ribeiro Ayach, do Campus de Aquidauana da UFMS, e que envolveu uma equipe multidisciplinar formada por professores e alunos da UFMS/CPAQ e do IFMS, desenvolveu um aplicativo chamado Rede Recicla, que conecta moradores de Aquidauana e Anastácio a catadores de resíduos recicláveis e empresários do setor. Além do benefício ambiental trazido pela destinação adequada de resíduos que podem ser reciclados, a iniciativa também estimula a geração de renda, inspirando-se em conceitos da economia criativa e economia circular. De acordo com a Profa. Lucy, “o projeto incentiva e promove a facilitação para a destinação adequada de recicláveis em Aquidauana e Anastácio”

O projeto de extensão destacou, também, a importância da interdisciplinaridade e de parcerias. A equipe do projeto é composta pelos professores(as): Daniela Althoff Philippi; Ana Graziele Lourenço Toledo; Neliane Robaldo Guedes Corrêa (Curso de Administração); Eva Teixeira dos Santos; Paulo Roberto Joia (Curso de Geografia); Prof. Leandro de Jesus e Prof. Marcia Ferreira Cristaldo (Instituto Federal – Curso de Informática), juntamente com o aluno orientando, Luiz Eduardo Benedito Cavalheiro; Tenente Matheus Veloso Daher (Representante do 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana); Profa. Ana Fábia Damasceno Silva Brunet (Prefeitura de Aquidauana – Secretaria de Educação); alunos dos cursos de Administração, Biologia e Geografia: Samuel Max Rodrigues da Silva; Rinaldo de Andrade Toniazzo; Ana Flávia Fontes e alunos do curso de Mestrado em Geografia: Gerusa de Figueiredo Leite Silva; Polyana Milena Simão e Nelson Oliveira da Cunha.

O aplicativo funciona a partir da geolocalização, a exemplo de outras soluções utilizadas para obter identificação de localidades em mapas virtuais e interativos. O registro do aplicativo foi encaminhado ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), com o apoio da servidora Vilma Ramos da Aginova (Agência de Inovação). Segundo a Profa. Ana Graziele, responsável pelos encaminhamentos relativos ao registro de software e divulgação do projeto, “o registro garante para os titulares e autores a proteção da criação nos termos da lei, fortalecendo o posicionamento das instituições envolvidas no cenário de inovação que está se consolidando no estado de Mato Grosso do Sul”.

A partir de agora, a equipe irá dinamizar a divulgação e adesão da comunidade local ao Rede Recicla. Ações de comunicação serão iniciadas com o objetivo de divulgar a ferramenta e promover os benefícios proporcionados. Para 2021, está sendo desenvolvida uma proposta de continuidade do projeto, mas, desta vez, voltada para educação ambiental nas escolas e demais segmentos da sociedade.

O aplicativo está disponível para download no Google Play: basta procurar por Rede Recicla. O aplicativo é gratuito e os catadores e empresários do setor de reciclagem que possuam interesse em participar podem entrar em contato com a Profa. Lucy, pelo e-mail: lucy.ayach@ufms.br, informando nome, endereço e contato.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cultura

Espaço Cultural do TCE-MS abre nova exposição com "Entidades Beneficentes"

O Espaço Cultural do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul foi inaugurado no dia 25 de setembro de 2023

Serviços

Tribunal instala PID em Guia Lopes da Laguna

Os pontos de inclusão digital são estruturas físicas e tecnológicas adequadas para a realização de atos processuais

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo