Felipe Orro prestigiou a premiação dos alunos. / Divulgação
Oitocentos e oitenta e nove alunos da Rede Estadual de Ensino dos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena e Miranda receberam tablets e bicicletas como recompensa por terem alcançado as melhores notas e frequência no ano letivo passado. A premiação que faz parte do ?Programa Educação para o Sucesso? aconteceu na Escola Estadual Maria Correa Dias, em Anastácio, na tarde desta terça-feira (11).
O Programa premia os alunos com melhores desempenhos escolares na seguinte ordem: Um Tablet de 8 polegadas para os primeiros colocados, um tablet de 7 polegadas para o segundo lugar e uma bicicleta para terceiro lugar. Com os prêmios os alunos destacam principalmente o auxílio à rotina dos estudos e o esforço para que mantenham o bom desempenho na escola.
A aluna Taisnara Pereira Chaves, 13 anos, estudante do 7º ano da Escola Estadual Marli Russo, de Aquidauana, destacou a conquista da 1ª colocação como resultado de seu esforço e também o empenho em continuar com os resultados positivos na escola. ?É uma iniciativa do governo que me ajudou muito e está ajudando outros alunos. Continuarei me dedicando mais para manter os bons resultados e assim alcançar meus objetivos no futuro. O apoio dado pelos meus professores e meus pais também contribuíram para este resultado?, disse a aluna.
O estudante Ireni José Pereira, 60 anos, do 9º ano da Educação de Jovens de Adultos (EJA) da Escola Estadual Indígena Cacique Ndeti Reginaldo, de Dois Irmãos do Buriti, foi premiado com uma bicicleta pela 3ª colocação. Ele ressaltou a importância do exemplo dado aos mais jovens e garantiu que vai continuar se empenhando para manter os bons resultados na escola.
Para Irene Batista Andrade, diretora da Escola Estadual Maria Correa Dias, os resultados do Programa Educação para o Sucesso são visíveis na rotina escolar dos alunos, principalmente no desempenho dos estudantes e na redução da evasão escolar. ?Os resultados do Programa em nossa escola são visíveis. Pudemos perceber um aumento na frequência escolar, assim como o próprio esforço dos estudantes. Trata-se de um grande incentivo à educação de Mato Grosso do Sul, o que comprova que este governo é o que mais vem aplicando investimentos na educação?, ressaltou a diretora.
O deputado estadual Felipe Orro (PDT) acompanhou a premiação, representando a Assembleia Legislativa e como deputado estadual da região, ele discursou no evento e reiterou seu apoio ao Programa Educação para o Sucesso, do Governo do Estado, com recursos do governo federal. ?Já disse em outra ocasião que considero muito importante essa iniciativa do governador André Puccinelli de premiar os alunos com as melhores notas. Isso estimula a classe a estudar mais, cria a competição do bem, todo mundo vai querer estar entre os primeiros para ganhar o tablet ou a bicicleta. Naturalmente que essa medida precisa vir acompanhada de investimento maciço na Educação. Meu partido defende a Educação como ferramenta de desenvolvimento social. Educar é libertar o cidadão, da ignorância, da miséria, da subserviência. Um povo educado não se deixa manobrar. Portanto, tudo que se faz pela Educação, é uma ação nobre?, comentou Felipe Orro.
Para André Puccinelli, a premiação tem reflexo na queda do índice de reprovação e de evasão escolar na rede pública de ensino em Mato Grosso do Sul.?São prêmios que demonstram os investimentos que governo do Estado vem aplicando em setores de grande importância como a educação, segurança e saúde. O Programa Educação para o Sucesso busca incentivar o aluno, fazendo com que a evasão escolar diminua e o índice de reprovação também. Os resultados estão sendo muito positivos e temos como objetivo melhorar cada vez mais esses resultados?, destacou André.
Somente neste ano, o Governo do Estado entregará um total de 14.730 prêmios.
(Com informações da assessoria do Governo MS)