22 de abril de 2021
Anuncie Aqui
-->
Aulas

Retorno das aulas municipais será de forma online antes da volta presencial

24 FEV 2021 - 07h35min
Redação

Em uma assembleia-geral realizada nesta terça-feira (23), na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, ficou decidido que as aulas no município continuarão por mais 30 dias de forma online.

IvrNet_Campanha de Páscoa 11

Essa decisão saiu após uma longa conversa entre os gestores sobre as medidas de biossegurança discutidas durante a reunião, onde eles decidiram que ainda não é o momento ideal para a volta do ano letivo por conta da pandemia do Coronavírus.
A principio a ideia era que aulas retornassem seguindo o calendário da Secretaria Estadual de Educação (SES), com retorno presencial no dia 1º de março.

Por meio de deliberação, a diretoria da Assomasul entende necessária a prorrogação para iniciar as aulas em abril para que os municípios se adequem ao Protocolo de Retorno as Aulas, entre outros aspectos, diante da dificuldade de entrega dos insumos e EPIs (equipamento de proteção individual) licitados para cumprir as exigências de biossegurança.

O prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, falou de sua preocupação com relação ao tema, lembrando que seu município conta com 6 mil alunos, quase 900 funcionários na Educação e sugeriu equilíbrio no momento como forma de prevenir novas contaminações, principalmente de professores e alunos.   

O prefeito Odilon também acredita ser complicado a questão das aulas remotas e o controle de crianças com uso de máscaras e distanciamento social, a exemplo de outros colegas prefeitos que se manifestaram no encontro.

"Outro problema são as aulas remotas. Aquidauana tem dificuldade até de sinal de celular, imagine sinal de internet. É complicado manter um controle de que as crianças fiquem 100% do tempo na escola usando máscaras e sigam rigorosamente o distanciamento social. Isso, também, foi exposto por outros colegas, prefeitos, que se manifestaram no encontro. Além disso, temos a problemática das aulas remotas. Aquidauana tem dificuldade até de sinal de celular, imagine sinal de internet. Nossa Rede Municipal em Aquidauana não é só escolas e alunos da cidade, temos as escolas pantaneiras, as aldeias e distritos, é um cenário educacional diferenciado", acrescentou o prefeito

O presidente da Assomasul, prefeito Valdir Junior explicou que “depois de bastante diálogo e presença maciça dos prefeitos na discussão, a entidade irá emitir uma recomendação para que as aulas nas redes municipais sejam on-line por 30 dias. Diversos fatores foram levados em consideração, pois a escola pública tem outra realidade que a diverge da rede particular. Nesse período de aulas remotas, serão analisados os fluxos da doença nos municípios, para daí novamente decidirmos sobre o próximo passo a ser tomado nas redes municipais".
Antes da votação sobre o retorno às aulas ou não, o presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, ouviu atentamente a opinião dos colegas. Outra justificativa apontada na reunião foi a eleição de 38 novos prefeitos, uma vez que não houve tempo suficiente para ter transição de cargos.
 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Onda de frio chega ao Brasil na próxima semana

2
Policial

Polícia fecha boca de fumo e prende homem de 49 anos

3
Turismo

Bonito emite nota de esclarecimento sobre turbidez da água do rio Formoso

4
Policial

Suspeito de tentar matar idoso em Bonito é preso pela Polícia Civil

Vídeos

Vídeo: Casal furta televisões de loja no centro da capital, em plena luz do dia

Apoiadores de Bolsonaro saem às ruas pedindo não ao Lockdown e sim à Intervenção Militar

Estreia Curta Metragem A Paixão de Cristo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min19 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min19 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,49m
Miranda
2,41m
Paraguai
1,78m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

No...

Mariana Thomé

Quer ter colaboradores mais produtivos? Invista em gest...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Posto

Posto Jato

Av. Dr.Sabino, 161 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2354 / 324
Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 3

Rua Teodoro Rondon, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2230
Confecções

Duda Modas

Sete de Setembro, 745 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-3677
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo