A inscrição é gratuita e pode ser feita nesta página
Cidade Universitária da UFMS / Divulgação
Nesta quarta-feira, 11, a UFMS sediará o 2º Seminário de Conhecimentos Indígenas no auditório 2 do Complexo Multiuso 1, na Cidade Universitária. O evento, parte da campanha Eu Respeito, é uma homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas e é aberto a estudantes, professores, técnicos-administrativos e ao público externo. A inscrição é gratuita e pode ser feita nesta página.
Com o tema "A visão dos povos originários sobre o meio ambiente", o seminário é organizado pelo Núcleo de Permanência Indígena no Ensino Superior e pela Rede de Saberes Indígenas. A programação inclui debates, palestras, mesa-redonda e apresentações culturais, destacando a perspectiva indígena sobre questões ambientais. Líderes dos povos Kadiwéu, Terena, Guarani, Kaiowá e Kinikinau estarão presentes.
Luciana Contrera, diretora de Inclusão e Integração Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, enfatiza a importância da interação entre a UFMS e as comunidades indígenas para fortalecer a inclusão e o respeito aos conhecimentos indígenas. "O Seminário visa empoderar os estudantes indígenas e fortalecer os laços com suas comunidades e lideranças", afirma.
O seminário começa às 8h com uma conferência de abertura, seguida por uma palestra sobre projetos de reflorestamento dos povos originários às 9h30. Às 13h30, haverá uma mesa-redonda sobre sustentabilidade e, às 16h, uma palestra sobre microempreendedorismo ecológico. O evento será encerrado com um desfile indígena às 17h.
Antônio Hilário Aguilera Urquiza, coordenador da Rede de Saberes Indígenas, destaca a relevância do evento para a comunidade universitária e para o diálogo entre conhecimentos acadêmicos e indígenas. Claucir Matchua da Silva, estudante de Enfermagem e presidente da Rede de Saberes Indígenas, espera que o seminário promova inclusão e valorização da cultura indígena. Edileuza Costa, vice-presidente da Rede e estudante de Nutrição, reforça a importância da troca entre saberes indígenas e científicos.
Certificados de participação serão entregues aos inscritos ao final do evento.
Saúde
Linhagem XEC foi identificada no RJ, em SP e SC
Economia
Nova etapa do projeto testará negócios com contratos inteligentes
Voltar ao topo