X
Aquidauana

Usina Hidrelétrica de Jupiá recebe visita técnica de alunos de Aquidauana

Em aula de campo, no dia 11 de novembro, os alunos do 7º semestre do Curso de Administração do CPAQ conheceram as instalações da Usina Hidrelétrica – UHE – de Jupiá, no município de Três Lagoas-MS. A visita técnica ocorreu no âmbito da disciplina de Elaboração e Análise de Projetos, ministrada pela Profa. Ana Graziele Lourenço Toledo.

Os alunos assistiram a uma apresentação sobre a CTG Brasil – que é a companhia controladora da Usina de Jupiá – e tiveram a oportunidade de questionar a respeito da geração e distribuição de energia. Acompanhados pelo Sr. Antonio Carlos Rodrigues dos Santos, do departamento de Marca, Comunicação & Sustentabilidade da UHE Jupiá, os alunos visitaram as instalações físicas da usina, onde puderam observar a eclusa, a sala de controle, o parque de geração de energia, acompanhando o trabalho de modernização das turbinas que geram a energia hidrelétrica.

De acordo com a exposição do Sr. Antonio, a CTG Brasil desenvolve diversos programas na UHE de Jupiá, visando, além da geração de energia, preservar e minimizar o impacto ambiental das operações da empresa. Também foram ressaltadas a importância da segurança e de boas práticas de gestão de pessoas para a geração de resultados na empresa.

Na disciplina de Elaboração e Análise de Projetos, os alunos obtêm conhecimentos que os auxiliam na elaboração de projetos de baixa à alta complexidade. No caso da UHE de Jupiá, foi possível perceber como o gerenciamento de projetos é necessário para obter empreendimentos de sucesso e como o planejamento atua de forma primordial na consecução de projetos. Com a observação dos esforços para modernização das instalações da usina que passará a ser controlada e operada digitalmente, os alunos tiveram contato com questões práticas de gestão de projetos, principalmente relacionadas ao controle de prazos e execução de tarefas.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esporte

Atletas de 13 municípios brilham nas Paralimpíadas Escolares de MS

As Paraesc são a principal competição de esporte paralímpico em nível escolar no estado, funcionando como seletiva para a etapa nacional

Polícia

Funcionários são presos após furtar R$ 10 mil em produtos em Campo Grande

Suspeitos aproveitavam tanto do acesso ao sistema quanto do deposito para furtar joias, celulares e até vestimentas, itens alimentícios e de perfumaria

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo