X
Ctrl+C e Ctrl+V

Compositor brasileiro move ação de plágio contra Adele

Toninho Geraes acusa cantora britânica por suposto plágio de "Mulheres" em faixa "Million Years Ago"

Toninho Geraes ao lado de Martinho da Vila / Reprodução/Instagram

"Nada se cria, tudo se copia", já dizia o saudoso Chacrinha, ao brincar com o antigo postulado de Lavoisier. A indústria da música é cheia de situações que ilustram a frase célebre, e muitas vezes elas acabam gerando disputas judiciais. Uma das mais famosas histórias relacionadas a plagio que se tem notícia por aqui é a do cantor britânico Rod Stewart, que plagiou "inconscientemente" a canção "Taj Mahal", de Jorge Ben Jor. Na ocasião, o cantor acabou assumindo a cópia e fechou um acordo para doar todo o lucro obtido com a sua versão "Da Ya Think I'm Sexy?" para a Unicef.

Agora parece que a história se repete, e novamente com um grande ícone da música brasileira e uma estrela vinda do Reino Unido. O compositor brasileiro Toninho Geraes reuniu provas para entrar com uma ação de plágio contra Adele. O músico afirma que a cantora teria plagiado a canção “Mulheres”, popularizada por Martinho da Vila, na faixa “Million Years Ago”, do disco 25.

"Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada", afirmou Geraes para a Veja. A revista teve acesso a duas notificações extrajudiciais, que foram enviadas em maio para Adele, para gravadora XL Recordings e a Sony Music e para o produtor Greg Kurstin.

Os documentos alegam que a cantora e o produtor "se apropriaram das primeiras notas da introdução e as reproduziram no início, no refrão e no final da faixa" e que as notas, com supostos indícios de cópias, correspondem a 87% da canção.

E você, o que acha? Compare abaixo as duas canções e tire as suas próprias conclusões

(Com informações da Revista Quem)

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo