O médico compartilhou sua história de vida e carreira com a equipe do O Pantaneiro
Dr. Ademir expressou sua gratidão pelos 50 anos de carreira e 48 anos dedicados à pediatria / Ryan Santos / Jornal O Pantaneiro
Dr. Ademir Bossay Cândia, médico pediatra, comemora seus 75 anos de vida e celebra 50 anos de carreira. Nascido em 1949, em Miranda, ele é filho de Fernando Cândia e Ida Bossay Cândia. Com uma trajetória marcada pela dedicação e paixão pela medicina, Dr. Ademir formou-se em medicina pela Universidade Federal do Paraná e especializou-se em pediatria em 1976, obtendo o título da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Casado com Rose Bossay e pai de três filhos - Ariane, Ítalo e André - Dr. Ademir compartilhou sua história de vida e carreira com a equipe do Jornal O Pantaneiro. “Sou mirandense da gema, nasci em Miranda em 1949, vim de uma família tradicional no sentido de cultura e valores. Passei minha infância e adolescência em Miranda, me formei na escola paroquial e depois no científico fui para Curitiba, onde fiquei 10 anos. Me formei na Universidade Federal do Paraná em Medicina e passei dois anos em especialização em pediatria”, relembra.
Em 1977, Dr. Ademir decidiu se estabelecer em Aquidauana, motivado pelo desejo de ficar mais próximo de sua mãe e pelo amor à região. “Umas das decisões que tomei foi que eu precisava de uma cidade do porte de Aquidauana para exercer a pediatria e, ao mesmo tempo, ficar mais perto da minha mãe.”
Dr. Ademir decidiu se estabelecer em Aquidauana em 1977, motivado pelo amor à mãe e à região - Foto: O Pantaneiro
Desde então, Dr. Ademir construiu uma carreira sólida e respeitada na cidade. “Cheguei aqui em 1977, comecei a trabalhar no meu consultório, logo em seguida comecei a prestar serviço no hospital regional e em postos de saúde. Passei em um concurso como médico do Ministério da Saúde. Ao longo da minha vida, prestei serviços em plantões, cuidei de berçários e pratiquei medicina interna. Aquidauana é a minha princesinha, cidade que tenho no fundo do coração junto com minha cidade natal, Miranda. Constituí família aqui, formei meus três filhos e vivi uma vida muito satisfatória.”
Dr. Ademir compartilhou os motivos que o levaram a escolher a medicina e, mais especificamente, a pediatria. “Sempre prevaleci pelas ciências humanas. Trabalhando em uma farmácia quando jovem e acompanhando o estado de saúde do meu pai, que perdi muito cedo, decidi que queria ser médico. Optei pela pediatria porque sempre tive inclinação para cuidar de crianças.” A relação com seus pacientes sempre foi marcada pelo carinho e dedicação. “O que me agrada na profissão é observar que as crianças que atendi na primeira infância se transformaram em pessoas prósperas e bem-sucedidas. Isso é extremamente gratificante. Eu não desejo aos jovens médicos as dificuldades que enfrentei, mas começaria tudo de novo por ser tão gratificante.”
A família sempre foi um pilar importante na vida de Dr. Ademir. “Rose é uma aquidauanense que encontrei no momento certo. Casamo-nos e criamos nossos filhos aqui. São 44 anos juntos. Rose é uma companheira extraordinária, e graças a ela tenho três filhos afetuosos. Sou um pai muito amoroso, sempre próximo dos meus filhos.”
Dr. Ademir expressou sua gratidão pelos 50 anos de carreira e 48 anos dedicados à pediatria. “Sempre gostei muito da minha profissão porque gosto de pessoas. Quero agradecer aos meus pacientes e amigos.”
Perguntado sobre uma frase que resumiria sua trajetória, Dr. Ademir cita a frase de um filósofo que diz: “Faça algo que você gosta, e você não precisará trabalhar um único dia.”
Economia
Jovens de países pobres sofrem mais para conseguir um emprego
Policial
"Queremos padronizar as polícias", disse o ministro Lewandowski
Voltar ao topo