dothCom Consultoria Digital
Publicado em 05/11/2008 às 12:13
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
A ministra britânica para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, Tessa Jowell, se encontrou na tarde desta sexta-feira com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Comitê da Campanha Carioca para sediar o evento em 2016, Carlos Arthur Nuzman, para discutir assuntos relacionados à Olimpíada.
A ministra lembrou que não pode declarar apoio a nenhuma cidade específica, mas admitiu que a capital fluminense está seguindo o caminho certo. "Julgando pela paixão que eu vi aqui, o Rio é uma cidade apta", completou.
Jowell afirmou que ficou impressionada com a paixão com a qual está sendo organizada a campanha do Rio para os Jogos de 2016. A cidade brasileira concorre com Tóquio, Madri e Chicago e o anúncio da escolhida acontece no dia 2 de outubro de 2009, na Dinamarca.
A britânica apresentou pontos importantes sobre como Londres venceu a concorrência com Paris, Madri, Nova York e Moscou, entre eles a força da capital inglesa em mostrar o que tinha de diferente das outras cidades concorrentes, além da estrutura e do gerenciamento empresarial do governo inglês.
"A minha vinda aqui (ao Rio) teve como objetivo passar a nossa experiência. É um prazer compartilhar o que nós temos com outras cidades", destacou a ministra.
Jowell disse que as instalações de Londres 2012 serão mais modestas do que as apresentadas por Pequim neste ano. De acordo com ela, na capital chinesa os estádios "eram magnifícos", mas na capital inglesa eles terão abordagem diferente, já que algumas instalações serão temporárias, servindo apenas para os Jogos.
O presidente do COB garantiu que o Rio vai procurar seguir o mesmo caminho de Londres na campanha. "Estamos engajados no esporte, assim como Londres. Agradeço de coração a visita da ministra, que vai tornar o Rio cada vez mais forte parta conquistar a sede de 2016", apontou.
Ela acredita que a crise econômica terá impacto nos investimentos do setor privado e nos empréstimo, mas que a expectativa do governo inglês é que essa difícil situação não perdure até o evento.
A ministra apresentou um vídeo sobre a campanha de Londres e assistiu a outro sobre a campanha carioca. Nuzman enfatizou que o Rio teve uma nota apenas 0,6 menor do que a avaliação londrina feita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
A nota dos cariocas foi de 6,4, a pior entre todas as finalistas concorrentes.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo