O torcedor pode se preparar para ver uma seleção brasileira totalmente modificada no primeiro jogo depois da era Dunga. Não será a renovação em si projetada para 2014, mas sim uma necessidade. Isso porque a equipe volta a campo no dia 8 de agosto para fazer um amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jersey, e todos os 23 convocados para a Copa estarão de férias ou em início de pré-temporada
Por isso, a expectativa é que o sucessor de Dunga monte um grupo novo, formado basicamente com jogadores que atuam no futebol brasileiro, já que mesmo os atletas que atuam na Europa e não disputaram a Copa estarão em período de recesso ou início de temporada. O principal período de férias no futebol europeu é entre julho e agosto.
Já o futebol brasileiro terá retomado normalmente suas atividades semanas antes. As equipes estão se preparando para o reinício do Campeonato Brasileiro e puderam reforçar o condicionamento físico de seus atletas durante a parada da Copa do Mundo.
Dunga confirmou na coletiva da última sexta-feira, após a derrota por 2 a 1 para a Holanda e a eliminação nas quartas de final, que seu trabalho à frente da seleção está encerrado. Foi contratado para tentar o hexa na África do Sul e deixaria a função mesmo em caso de vitória.
A CBF, agora, começa a estudar nomes para substituir o comandante gaúcho. O período é de crescente especulação. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pretende anunciar o novo treinador antes do amistoso contra os Estados Unidos.
A entidade programou mais cinco amistosos depois do confronto com os norte-americanos. Assim, a seleção totalizará seis partidas ainda em 2010, repetindo a quantidade de jogos realizados no segundo semestre de 2006, depois da queda nas quartas de final da Copa da Alemanha.