23 de setembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Esportes

André assinou termo para instalar usina em Nova Alvorada do Sul

23 AGO 2007 - 15h16min
conjuntura on line

O governador André Puccinelli assinou nesta quinta-feira (23) pela manhã na Governadoria, um termo de acordo para concessão de benefícios fiscais com a Empresa Usinas Itamarati S/A para a instalação de unidade industrial sucroalcooleira em Nova Alvorada do Sul.


"Nós iniciamos nossa gestão no sentido de que pudéssemos normatizar e ter um planejamento em nosso estado sob uma ótica desenvolvimentista", disse Puccinelli. Segundo ele, o governo vai acompanhar todo o processo de instalação para ter certeza que o cronograma do termo de acordo seja cumprido.


"Faremos esse acompanhamento porque uma das possibilidades logísticas do projeto é a viabilização do nosso poliduto, que segundo a Petrobras, só será possível se tivermos a produção de 2,5 milhões de metros cúbicos de álcool ao fim de 2008", explicou o governador.


De acordo com o diretor de produção da Itamarati, Francisco Lima, a opção por Mato Grosso do Sul, neste caso Nova Alvorada do Sul, para instalar a unidade leva em conta a fertilidade do solo, o bom índice pluviométrico e a proximidade com o mercador consumidor do eixo sul e sudeste.


"Nossa intenção aqui no Estado é alcançar a moagem de 6,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em seis anos, propiciando mais desenvolvimento à economia local", destacou o diretor.


O superintendente de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Jonathas Camargo, vê o empreendimento como mais uma alternativa para o produtor rural. "A comunidade local também ganha com a geração de empregos e o recolhimento de tributos", disse.


Para o prefeito de Nova Alvorada, Arlei Silva Barbosa, a implantação da usina é a "consolidação do município como pólo industrial do estado e mais um passo para se tornar uma das grandes cidades da economia de Mato Grosso do Sul".


Usina
Com investimentos de R$ 608,1 milhões, essa é a segunda unidade agroindustrial que o grupo vai instalar no Estado. No começo do ano, outro termo foi assinado no valor de R$ 610,2 milhões, beneficiando o município de Bataguassu.


Na unidade de Nova Alvorada do Sul, que deverá abranger uma área de mais de 60 mil hectares, a planta terá uma capacidade de produção anual de 220 mil m³ de álcool anidro e hidratado; 4 milhões de  toneladas de açúcar e 50 MW de energia elétrica. Do total produzido, apenas 20% deverá ser comercializada no mercado externo. 


Etapas
Dividido em cinco etapas, com início de implantação previsto para julho de 2008, o empreendimento vai gerar em torno de 2.500 empregos diretos após seu término, previsto para 2014.


A instalação do complexo industrial e o cultivo dos primeiros hectares de cana-de-açúcar se darão na primeira etapa. Na segunda etapa, será acionado o complexo industrial (destilaria e usina termelétrica) e ampliada a formação da lavoura. Para essa fase está previsto o início da produção comercial. Já na terceira será feita a implementação da fábrica de açúcar permanecendo a expansão das lavouras de cana. Nessa fase, além da produção de álcool, inicia-se também a co-geração de energia elétrica. 


Na penúltima etapa, o projeto de execução estabelece a ampliação da capacidade industrial e a continuação da formação das áreas de cana-de-açúcar. Inicia-se aí a produção de açúcar com ampliação na capacidade de produção do álcool hidratado e de energia elétrica. Na quinta e última fases, o empreendimento alcançará seu potencial instalado de moagem de 4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar/ano.


Também estavam presentes na assinatura do termo, o vice-governador Murilo Zauith; o secretário de Habitação, Carlos Marun; o secretário-adjunto da Seprotur, Wilson Roberto Gonçalves; o superintendente da da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, José Antônio Roldão; o deputado estadual Akira Otsubo; o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, entre outras autoridades.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Acidente entre caminhão e moto deixa duas vítimas em estado grave, em Aquidauana

2
Aquidauana

Aquidauanense de 99 anos é a nova vítima fatal da Covid-19

3
Política

Candidato a prefeito, deputado estadual e vice testam positivo para Covid-19

4
Política

Confira a lista de candidatos a vereador pelo Podemos em Aquidauana

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max36

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max36

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
1,83m
Paraguai
1,01m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"UM DIA..."

Valdemir Gomes

A...

Flavia Rohdt

Aldravia 25 #PantanalemChamas

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Flávio Pereira - Ginecologista

Rua 7 de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241- 3665
Panificadora e Confeitaria

Panificadora e Confeitaria Acácia

Rua Estevão Alves Corrêa, 949 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-5560
Médicos

Ângela Maria L. Spada - Pediatra

Rua Manoel A. da Costa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3438
Ver Mais
Fale com a redação