O brasileiro César Cielo confirmou o favoritismo e conquistou a medalha de ouro nos 100 m livre. Com o tempo de 48s79, ele superou o recorde do Pan da prova. Esse foi o décimo ouro do Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.
Na primeira parcial, Cielo chegou a bater abaixo do recorde mundial. O brasileiro virou para os 50 m finais com o tempo de 23s15, enquanto que o holandês Peter Van den Hoogenband havia marcado 23s16.
No final da prova, no entanto, Cielo não conseguiu manter o ritmo e terminou a prova 55 centésimos abaixo do recorde do holandês, que, com 47s84, estabeleceu o feito durante os Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália), em 2000.
Apesar da vitória fácil, Cielo ficou longe de seu melhor tempo, obtido durante o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Melbourne (Austrália), em março deste ano, com 48s51
A medalha de prata ficou com o argentino Gabriel Meolans com o tempo de 49s42, enquanto que o norte-americano Gabriel Woodward faturou o bronze ao nadar em 49s59.
O outro brasileiro da prova, Eduardo Deboni, terminou com a quarta colocação com o tempo de 49s95.
O recorde dos Jogos pertencia ao também brasileiro Fernando Scherer, com o tempo de 49s19, conquistado durante a edição de 1999, em Winnipeg (Canadá).
Cielo, aliás, surgiu na natação brasileira como sucessor de Fernando Scherer, recentemente aposentado, nas provas de velocidade da natação. Primeiramente, ele superou o recorde do nadador catarinense nos 100 m em dezembro de 2006, depois ele aumentou a sua própria marca no Mundial de Melbourne.
Já em 2007, durante o Mundial de Esportes Aquáticos na Austráila, Cielo também bateu o recorde de Scherer nos 50 livre, ao nadar a prova em 22s09
Aquidauana
Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros
Economia
Companhia atua para garantir preço a produtores e consumidores
Voltar ao topo