03 de agosto de 2021
Anuncie Aqui
Esportes

CPB conclui vistoria em Campo Grande para implantar Centro de Referência Paralímpico Brasileiro

O supervisor do CPB deu "sinal verde" para a implantação do Centro na capital sul-mato-grossense

23 JUN 2021 - 11h05min
Governo MS

Campo Grande está apta a ser mais um polo do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro no país. A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) acompanhou, nesta terça-feira (22), vistoria técnica do supervisor de Centros do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Filipe Lopes Barboza. A visita ocorreu nas duas unidades onde as atividades serão executadas: Centro Esportivo Mamed Assem José (Poliesportivo da Vila Almeida) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus Cidade Universitária.

Delivery Amorim_02

Durante a vistoria foram avaliados os espaços esportivos, verificando-se o atendimento a critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência, sanitários, vestiários, salas e depósitos, condições da estrutura física e acesso do transporte público municipal. “Verificamos se os locais estão aptos a receber pessoas com deficiência, sem nenhuma dificuldade estrutural e que sejam atendidas de forma digna”, explica Filipe Barboza.

O supervisor do CPB deu “sinal verde” para a implantação do Centro na capital sul-mato-grossense. “Campo Grande tem uma estrutura muito boa, tanto no Poliesportivo da Vila Almeida quanto no complexo esportivo da UFMS e está apta para ser sede. Vamos conseguir atender as pessoas com deficiência com dignidade e qualidade. Fecharemos os trâmites burocráticos para implementarmos o Centro de Referência o mais rápido possível”.

O Centro de Referência vai fomentar a prática de modalidades paradesportivas, da base ao treinamento de alto rendimento, atendendo paratletas da capital e do interior. O objetivo inicial é valorizar pessoas com deficiência, promovendo-as socialmente por meio do esporte. Posteriormente, a missão é revelar talentos para despontarem a nível nacional por meio do treinamento de excelência.

“A partir do momento que uma pessoa passa a ter mais oportunidades através do esporte, a cidade e o estado ganham muito em termos de saúde e inclusão social. Além disso, Mato Grosso do Sul, que já é uma referência paralímpica nacional, vai apostar na formação e revelação de grandes talentos com essas duas unidades”, salienta o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Funções de cada unidade

A unidade da Vila Almeida trabalhará, inicialmente, com o parabadminton e goalball. Já na UFMS, onde é desenvolvido o projeto de extensão “Incluir pelo Esporte” pela Faculdade de Educação (Faed), e apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esportes (Proece/UFMS) e Fundesporte, serão desenvolvidas as modalidades bocha adaptada, paratletismo e paranatação.

Na instituição federal, haverá supervisão de professores e acadêmicos do curso de Educação Física, que agora passarão a ter orientação técnica, incremento de equipamentos e materiais com a instauração do Centro de Referência.

Campo Grande será uma das 11 cidades brasileiras com o Centro. Atualmente a base de treinamento paralímpica está ativa em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Blumenau (SC), Maringá (PR) e Brasília (DF).

A Fundesporte será responsável, entre outras obrigações, pela contratação de profissionais de Educação Física para atuar nos treinamentos no Poliesportivo da Vila Almeida, manutenção de equipamentos e adequação de instalações físicas.

Além de implementar sua metodologia de trabalho, o CPB ficará encarregado de indicar e orientar coordenador técnico quanto ao planejamento estratégico das modalidades, acompanhar o desempenho do Centro por meio de visitas e relatórios mensais, traçando estratégias para o melhor desenvolvimento das atividades; capacitar profissionais e acadêmicos de Educação Física indicados pela Fundesporte por meio de cursos multidisciplinares à distância e presenciais, e disponibilizar equipamentos para o fomento dos treinos.

No Centro, além do programa de treinamento esportivo e aprimoramento de profissionais, serão catalogadas informações e dados de relevância para o avanço de pesquisas científicas nas áreas de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Medicina e Psicologia. A produção científica será feita pela UFMS.

Na Vila Almeida, acompanharam a vistoria técnica o diretor-executivo da Fundesporte, Silvio Lobo Filho; a gerente-geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas, Karina Pereira Quaini e o coordenador do Poliesportivo, Rui Lima. Na Universidade, participaram da visita o assessor especial da presidência da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, a orientadora do projeto “Incluir pelo Esporte”, Marina Salerno e as técnicas desportivas Anne Talitha Silva, Marli Cassoli e Maristela Amaral.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Operação Arrastão realiza prisões e apreensão de arma neste sábado

2
Geral

Aos 68 anos, morre dona Maria do Jacaré

3
Aquidauana

Carro é abandonado após cair em barranco na entrada de Aquidauana

4
Miranda

Polícia Federal prende homem com 7 kg de droga em Miranda

Informe Publicitário

Informe

De barraca a supermercado, poema conta história da Rede Atlântico

Previsão do Tempo

min15 max32

Aquidauana

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
min15 max32

Anastácio

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,88m
Miranda
1,67m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quando...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bancos

Banco Bradesco

Rua 7 de Setembro, 770 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1556 www.bradesco.com.br
Advocacia

Sortica e Santos Advogados Associados S/C

Rua Augusto Mascarenhas, 506 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) - 3241-3122 / 3
Telefones Úteis

Procon- Casa da Cidadania

Praça Afonso Pena, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5650
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo