Ciclista Maluco em uma de suas viagens. / Google
Conhecido no Brasil inteiro como o ?Ciclista Maluco?, Janilton Ferreira chegou à Nova Alvorada do Sul na manhã de ontem (24) carregando o apelido dado pelo ex-presidente Lula em cima de sua bicicleta. O catarinense de Itajaí conta que pretende ir a Brasília conhecer a presidente Dilma e depois segue viagem para Macapá no estado do Amapá.
Janilton fala ainda do motivo que o fez começar a pedalar. Incentivado por um amigo e para se recuperar de um câncer no reto ele começou no pedal no ano de 1986. O objetivo era esquecer a doença, pois ele já estava com início de depressão.
Na oportunidade, ele e o amigo subiram em suas bikes rumo ao Uruguai e Argentina e desde então, ele nunca mais deixou a vida de aventureiro da estrada. ?Estou com 58 anos e pedalando como sempre?, se orgulha o ciclista.
O ciclista já esteve em 24 capitais e mais de um mil municípios em todo o Brasil. Seu objetivo é conhecer o país inteiro de bicicleta. A proposta lhe trouxe fama e também a oportunidade de conhecer diversas pessoas, entre elas diversas celebridades brasileiras. ?Eu já saí em vários programas esportivos de diversas emissoras?, conta.
Mas, apesar da fama, o ciclista enfrenta a falta de incentivo, o que muitas vezes o força a ficar parado por alguns meses em sua cidade. ?Da última vez eu fiquei um ano parado. Saí novamente em maio?, afirma Janilton. Por isso, em todo local que ele passa, ele conta com a ajuda das pessoas para continuar viagem.