Logo mais as 11h, no Maracanã, o Brasil enfrenta os Estados Unidos na decisão da medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos. Um adversário tradicional e que vem atrapalhando a seleção feminina de futebol. A última vez foi em 2004, na Olimpíada de Atenas, quando o Brasil perdeu a medalha de ouro para os americanas. Após um empate de 1 a 1 no tempo normal, elas ganharam por 1 a 0 na prorrogação.
A seleção brasileira chega à final sem sofrer gols. Sobrou na competição. Tem o melhor ataque e também a artilheira da competição: Marta, com dez gols. Os Estados Unidos não disputam o Pan com a força máxima. Os americanos trouxeram uma seleção universitária, com jogadoras de até 20 anos.
Será também o tira-teima das duas campeões Pan-Americanas. As americanas ganharam em 1999, em Winnipeg, no Canadá, na primeira vez que o futebol feminino fez parte dos Jogos. Sem a presença da seleção brasileira. Já o Brasil é o atual campeão. Faturou o ouro em 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana. Os Estados Unidos não participaram da competição.
"Vi alguns jogos dos Estados Unidos. Tem algumas meninas que jogaram o mundial sub-20 no ano passado. São boas e fizeram uma ótima campanha no Pan. Precisamos ter cuidado" disse o técnico Jorge Barcellos, não querendo assumir o favoritismo da seleção brasileira.
Não tem favoritismo dentro do futebol. Não ganha uma partida do lado de fora. Independente de quem de tem pela frente.
A técnica americana Jullian Ellis pensa diferente. Considera o Brasil a melhor equipe da competição e diz que os Estados Unidos tem uma equipe muito jovem, que já cumpriu o seu papel nos Jogos Pan-Americanos.
- Brasil é um time fantástico. Minhas jogadoras vão aproveitar e curtir muito jogar contra elas. Será uma experiência ótima. Será um jogo muito duro para a gente. O Brasil tem Marta e será muito interessante enfrentá-la.
Educação
A Feira de Tecnologias, Engenharias, e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) irá ocorrer entre os dias 21 e 23 de outubro
Outubro Rosa
A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama
Voltar ao topo