20 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Esportes

Fonte Nova é interditada e vistorias começam nesta manhã

26 NOV 2007 - 11h06min
estadão

O Estádio Fonte Nova foi interditado pelo governador do Estado Jaques Wagner, depois do desabamento que deixou sete mortos e pelo menos 40 feridos no domingo, 25. O governador da Bahia determinou que uma perícia no local do acidente seja iniciada ainda nesta segunda-feira, 26. No domingo, o estádio do Bahia recebeu 60.007 torcedores que foram comemoram o acesso do time à Série B. Uma parte do anel superior do estádio cedeu às comemorações após o empate sem gols com o Vila Nova-GO e os torcedores caíram de uma altura de cerca de 40 metros.
 
Na manhã desta segunda, engenheiros iriam avaliar as causas do acidente e todas as estruturas do estádio seriam examinadas. As vítimas caíram por um buraco de cinco metros que foi aberto após a estrutura de cimento se romper. O local do incidente na arquibancada é onde fica a torcida organizada Bamor, a maior do Bahia. Os torcedores caíram numa rua ao lado da Fonte Nova, em frente a um colégio estadual anexo ao estádio.


Estudo divulgado há menos de um mês pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) já mostrava problemas na Fonte Nova. No final de outubro, o governador da Bahia, Jacques Wagner, colocou como uma das opções para que Salvador pudesse ser escolhida como uma das sedes da Copa de 2014, que o estádio fosse implodido, para a construção de uma nova arena.


Situação precária
Há menos de um mês, o diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o ex-jogador Bobô, lembrou que desde o início do ano vinha sendo recuperada parte da estrutura da Fonte Nova. "A Sudesb já havia sido informada de que o estádio era precário. O órgão tem de ser responsabilizado", condenou a delegada Maria Andrade Ramos.


O Sinaeco fez uma vistoria nos 29 principais estádios em 18 cidades que se candidataram a receber jogos da Copa de 2014 e alertou em documento divulgado no dia 1.º de novembro que a Fonte Nova era o local em piores condições.


"As arquibancadas estavam em ruínas", concluiu o estudo. "Estado lastimável, nenhum conforto e segurança para os usuários." Foi constatado que em setores do estádio não havia peitoril, colocando os torcedores em risco de queda. A estrutura de vigas e pilares da Fonte Nova também estão comprometidas, informa o Sinaenco. Várias estão com as ferragens expostas. Os pisos dos banheiros estão podres.


Vítimas
Sete mortos foram identificados: Jackson Celestino, Anísio Marques Neto, Djalma Lima Santos, Mário Santos Cruz, Joselito Júnior e as irmãs Patrícia e Milena Vasquez Palmeira. Seis pessoas permaneciam internadas em estado grave no Hospital Geral do Estado.


O desastre cancelou as comemorações pelo acesso. "Na mesma hora em que fiquei sabendo do acidente, pedi para cancelar o trio elétrico, que nem entrou no estádio. Estou indo para o Hospital Geral, quero acelerar a remoção dos feridos, já que, infelizmente, não conseguimos evitar a tragédia", afirmou, abatido, o presidente do Bahia, Petronio Franca Barradas. Ele vai decretar três dias de luto e o time atuará com tarja preta na camisa contra o Crac, na quarta-feira. Barradas negou que o estádio estava superlotado.


Alambrados também cederam, por causa da invasão dos torcedores ao término do jogo que garantiu o acesso do Bahia. O Bragantino - fez 3 a 1 no Barras-PI - também subiu para a Série B de 2008.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Tempestade causa enchente, alaga ruas e interdita ponte em Nioaque

2
Anastácio

Noivos vendem cachorro-quente para realizar sonhada festa de casamento

3
Aquidauana

Princípio de incêndio em borracharia mobiliza bombeiros em Aquidauana

4
Geral

Primeiras 8,4 mil doses da vacina contra Covid-19 já estão em Aquidauana

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,10m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Valdemir Gomes

O...

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Dentistas

Claudio C. T. França e Halessandra J. C. França

Rua Augusto Mascarenhas, 574 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-1729 /8402
Escolas Estaduais

Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro - CEJAR

Rua Estevão Alves Correa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6029/2226
Gráfica

Gráfica Pantaneira

Rua XV de Agosto, 339 alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3254 / 32 www.opantaneiro.com.br
Ver Mais
Fale com a redação