O alemão Nick Heidfeld, da BMW, foi o mais rápido dos testes realizados nesta terça-feira em Jerez de la Frontera, na Espanha. O brasileiro Nelsinho Piquet fez o quinto melhor tempo pilotando a Renault, logo atrás de Kimi Raikkonen, que retornou às pistas após a conquista do Mundial de 2007 com a Ferrari.
Com tempo de 1min19s042, Heidfeld ficou à frente de Jenson Button, da Honda, que cravou 1min19s155. Os dois utilizaram pneus lisos (chamados "slick") e ficaram quase seis décimos de segundo à frente de Pedro de la Rosa, da Mclaren, que usou pneus com ranhuras e fez o terceiro tempo.
O lugar de Felipe Massa na Ferrari foi ocupado pelo piloto de testes Marc Gene, nono melhor do dia. Já Rubens Barrichello apenas assistiu à boa performance do companheiro de equipe Jenson Button.
Campeão da temporada da GP2, o alemão Timo Glock pilotou pela primeira vez um carro da F-1 e conseguiu o 13º tempo (1min21s336), à frente do italiano Giancarlo Fisichella que rodou com o carro da Force India no Ãnicio das atividades.
A sessão no circuito espanhol contou com os também estreantes Nico Hulkenberg, que tenta um contrato de piloto de testes com a Williams, além de Marko Asmer e Javier Villa que brigam por uma posição na BMW. No primeiro dia Asmer levou a melhor e foi 1,6s mais rápido que Villa.