X
Esportes

Lula comemora o Parapan e quer Olimpíada de 2016 no Rio

Em seu programa de rádio nesta segunda-feira, o presidente Lula comemora resultados dos jogos Parapan-Americanos do Rio e fala sobre incentivos do governo federal aos atletas e também da intenção da cidade em sediar a Olimpíada e Paraolimpíada de 2016.


"Não existem barreiras para o ser humano e o Parapan demonstrou exatamente isso, ou seja, os atletas brasileiros deram uma demonstração extraordinária de competitividade, de preparação, de auto-estima, de orgulho próprio", comemorou Lula.


"Uma coisa importante que nós fizemos através do Ministério do Esporte, Luiz, foi primeiro 45% dos atletas que participaram do Parapan-Americano são atletas que têm bolsa do governo para poder custear as suas atividades profissionais. Ou seja, são pessoas que não teriam condições de fazer qualquer disputa se não tivesse o financiamento", explicou o presidente, que acrescentou: "o dado concreto é que o Brasil demonstrou mais uma vez: essas pessoas não precisam de favores, não precisam de esmolas, essas pessoas não querem ser tratadas como se fossem cidadão de segunda categoria. Essas pessoas querem apenas ser tratadas com respeito e querem ser tratadas tendo oportunidades."


Sobre o desejo do Rio de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, Lula não foi tão taxativo, mas ressaltou que as experiências do Pan e Parapan serviram como boa base para demonstrar que o Brasil tem condição para abrigar competições de tamanha grandiosidade.


"Nós não damos a garantia de que os jogos vão ser no Rio de Janeiro. Por isso que nós investimos dinheiro nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos, porque nós queríamos provar que o Brasil tem condições de fazer centros esportivos de primeira qualidade e que, portanto, o Brasil tem condições de fazer uma Olimpíada", afirmou o presidente.


"Eu assinei um documento dizendo ao governador do estado do Rio de Janeiro que eu não tenho nenhum problema de virar um garoto-propaganda da cidade para que a gente possa, nas minhas viagens internacionais, conversar com as pessoas que têm voto para decidir aonde vão ser as Olimpíadas e tentar trazê-las para o Rio de Janeiro. Isso é apenas o começo. Ou seja, é preciso acabar com essa bobagem de tudo no Brasil ser nivelado por baixo", acrescentou.


É preciso que a gente coloque a nossa auto-estima, sabe, na ponta da chuteira, no bico do pé, para que a gente possa fazer o que nós temos o direito de fazer. Por que o Brasil tem de ser inferior à Espanha, a Portugal, à Inglaterra, aos Estados Unidos? Não, nós temos de ser iguais e o Parapan-Americano foi uma demonstração disso", concluiu Lula.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

FETEC MS divulga lista de finalistas para o maior evento científico de educação básica do Estado

A Feira de Tecnologias, Engenharias, e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) irá ocorrer entre os dias 21 e 23 de outubro

Outubro Rosa

Servidoras realizam mamografia e papanicolau em ônibus no estacionamento do TCE-MS

A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo