As meninas do colégio Hermesindo Gonzalez, de Três Lagoas, conquistaram o tÃtulo do basquete feminino das OlimpÃadas Escolares para alunos com idade entre 12 e 14 anos. Elas derrotaram a equipe do Colégio do Carmo, do Pará, ficaram com o ouro e garantiram ao Estado vaga na divisão especial do ano que vem.
Os dois times voltaram a se enfrentar no fim da manhã deste domingo (7). Integrantes do mesmo grupo na fase de classificação, Mato Grosso do Sul e Pará disputaram o primeiro lugar na chave. As garotas de Três Lagoas levaram a melhor e fecharam a partida em 58x40.
Na semifinal, as sul-mato-grossenses se classificaram para a decisão ao bater o time maranhense. Já as paraenses chegaram à disputa da medalha de ouro ao eliminar a equipe de Roraima.
As meninas do Colégio do Carmo esperavam que a história fosse diferente, mas a armadora Nathalia levou o time de Mato Grosso do Sul ao lugar mais alto do pódio. As paraenses lideraram o placar apenas na primeira cesta. Depois só deu Mato Grosso do Sul. O primeiro tempo terminou em 22x12.
O time do Colégio Hermesindo Gonzalez voltou para a etapa final com a intenção de administrar o placar e fazer o tempo correr. A estratégia deu certo. As paraenses pressionaram, chegaram a ficar apenas dois pontos atrás, mas não conseguiram evitar a derrota por 42x32.
"Hoje o mais importante foi o conjunto. Nenhuma atleta se destacou muito. A equipe jogou unida, manteve a concentração e conseguiu o tÃtulo. Para a primeira olimpÃada, o resultado é excelente. Vamos trabalhar para continuar conquistando boas colocações", comentou o técnico Dicão.
A medalha de ouro valeu a Mato Grosso do Sul a ascensão à elite dos escolares. No ano que vem, o Estado disputa a divisão especial com os 11 melhores do PaÃs.
Olheira
A boa campanha rendeu a duas atletas de Mato Grosso do Sul o convite para jogar na categoria de base de um importante clube brasileiro. A armadora Nathália e a pivô Nicolle devem, em breve, fazer parte do elenco do Finasa de Osasco (SP).
"As olimpÃadas são importantes para dar oportunidade aos atletas. Se jogamos bem, se conseguimos mostrar nosso basquete, podemos ter a chance de ir para um clube grande e até para a seleção brasileira. Se o convite se confirmar, vou aceitar", disse Nathalia, que sonha ser jogadora profissional.
As OlimpÃadas Escolares são promovidas pelo Comitê OlÃmpico Brasileiro, em parceria com o Ministério dos Esportes e as Organizações Globo. A delegação de Mato Grosso do Sul conta com o apoio do governo do Estado, por meio da Fundesporte.