Pela primeira vez, os Jogos Parapan-Americanos serão realizados em moldes olímpicos. A edição Rio 2007, que começa no dia 12 e vai até 19 de agosto, vai acontecer nas mesmas instalações e imediatamente após o Pan, assim como ocorre com as Paraolímpiadas.
Serão 1.300 atletas de 26 países disputando medalhas em 10 modalidades: futebol de 5, futebol de 7, judô, halterofilismo, natação, tênis de mesa, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.
Mato Grosso do Sul envia 10 atletas nas modalidades de atletismo, judô e futebol society, segundo o presidente da Funesp, professor João Rocha. O Brasil vai participar dos jogos com 239 esportistas e mais 19 atletas-guia que vão tentar superar as 165 medalhas conquistadas no último Parapan, em 2003, ocorrido em Mar del Plata.
Desse total, 100 atletas são integrantes do programa federal Bolsa-Atleta. A iniciativa, gerida pelo Ministério do Esporte, concede bolsas mensais a esportistas sem patrocínio desde o nível estudantil até o olímpico.
Desde o dia 1º de agosto os atletas da delegação brasileira estão concentrados em Resende, Rio de Janeiro, na Academia Militar das Agulhas Negras. Na próxima terça-feira (07.08) os esportistas seguem para a capital do estado onde serão instalados na Vila Pan-Americana. A abertura do Parapan será realizada na Arena Olímpica dentro Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá.
Polícia
Equipe descobriu um fundo falso na carroceria da van
Saúde
Mutirão será para atualização da caderneta de vacinação
Voltar ao topo