Os campeões mundiais Luciano Corrêa e Tiago Camilo foram recebidos com festa em Belo Horizonte e Porto Alegre, respectivamente. Depois de comemorar, porém, os dois já começam a traçar planos para chegar aos Jogos Olímpicos de Pequim.
Apesar de serem os melhores do mundo entre meio-pesados (100 kg) e meio-médios (81 kg), eles ainda não têm a vaga para as Olimpíadas por não terem cumprido as exigências da Confederação Brasileira de Judô.
Para ir diretamente aos Jogos, um judoca brasileiro precisaria ser campeão do Pan-Americano do Rio e ainda ser finalista do Mundial. Apenas o bicampeão mundial João Derly conseguiu o feito.
"Agora, é manter a preparação que eu fiz durante essa temporada, mas redobrar o cuidado durante as lutas. Eu sei que vou ser muito visado e a parte estratégica agora pode ser o diferencial. O Derly já mostrou isso no Mundial do Rio, lutando tanto com a cabeça, quanto com o coração e ele é um exemplo de como fazer isso", disse o judoca, por telefone, à reportagem do UOL Esporte.
Luciano chegou apenas nesta quarta-feira em Belo Horizonte, onde desfilou em carro de bombeiros pela capital mineira ao lado de Érika Miranda, quinta no Mundial entre as meio-leves. Érika já está nas Olimpíadas por ter cumprido as exigências para o time femino: pódio no Pan e uma vaga entre os cinco primeiros no Mundial.
"Já ter a vaga agora para Pequim dá mais tempo para me preparar forte. Tenho outras competições até lá, mas o foco principal está nas Olimpíadas", diz a mineira, que como Luciano é atleta do Minas Tênis Clube.
Em Porto Alegre, a festa aconteceu na noite de terça-feira. João Derly e Tiago Camilo também desfilariam em carro aberto, mas os planos foram abortados pela chuva na capital gaúcha. Com isso, a festa acabou acontecendo na sede do clube da dupla, a Sogipa, com direito a placas comemorativas e um churrasco.
Camilo, campeão pan-americano e mundial, ainda não está garantido nos Jogos por um detalhe: ele disputou o Pan em uma categoria (médios, até 90 kg) e o Mundial em outra (meio-médios, até 81 kg). O beneficiado pela subida de peso no Rio 2007 foi Flávio Canto, que se contundiu e não conquistou medalha. Para Pequim, os papéis podem se alterar.
"A gente não pode perder a credibilidade sobre o processo, mas todas as situações serão analisadas, inclusive essa. No Pan não subimos o Tiago? Então vejo que pode ser uma possibilidade (usar Canto nos 90 kg). Mas tem que ser estudada com calma", falou Ney Wilson, diretor técnico da CBJ, à Folha de S.Paulo.
Educação
A Feira de Tecnologias, Engenharias, e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) irá ocorrer entre os dias 21 e 23 de outubro
Outubro Rosa
A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama
Voltar ao topo