17 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Esportes

Stock Car vai rever sistemas de segurança

11 DEZ 2007 - 09h22min
o estado de s. paulo

O choque da morte do piloto Rafael Sperafico, domingo em Interlagos, levantou a questão da segurança na Stock Car. O chassi utilizado na Stock Car Light, onde competia Rafael, é o mesmo do empregado na categoria principal. Quando se fala em segurança, tem de se pensar no carro, nos circuitos, nos comissários de pista, no comportamento dos pilotos, no serviço de resgate, atendimento médico e condições ambulatoriais. Mas há consenso num ponto em relação ao acidente fatal na sexta volta da Stock Car Light, domingo: se não existissem pneus de proteção naquele ponto do muro da Curva do Café, o carro de Rafael provavelmente não retornaria à pista naquele ângulo desfavorável, o que poderia evitar a colisão do piloto Renato Russo contra o seu stock car.


"Deixamos o autódromo como ficou depois do GP do Brasil de Fórmula 1, inspecionado pela FIA", disse ontem o administrador de Interlagos, Chico Rosa. "Eu também entendo que a proteção de pneus no fim do muro do Café pode ser boa para carros como os de Fórmula 1, mas não para os de turismo, tipo do stock car", explicou. "Nós questionamos o posicionamento dos pneus, é o caso de se repensar a segurança daquele ponto do circuito", falou Inácio Caltabiano, diretor de operações da Stock Car.


O ex-piloto Milton Sperafico, tio de Rafael e pai dos pilotos da Stock principal Ricardo e Rodrigo, foi claro, ontem no enterro do sobrinho: "Essa morte poderia ter sido evitada se não houvesse pneus naquele muro." Opinião semelhante tem Ingo Hoffmann, 12 vezes campeão da Stock.


Luciano Burti, piloto que já competiu na Fórmula 1 e hoje está na Stock Car, comentou: "Pensei muito sobre o que aconteceu. Em um acidente daqueles não tem como o piloto sobreviver, mesmo que a gaiola de proteção resistisse ao dobro das forças envolvidas. Mas isso não quer dizer que a segurança de que dispomos na gaiola de proteção seja a ideal."


Há queixas contra a proteção lateral. "Já pedimos aperfeiçoamento nesse sentido, mas a idéia não avançou por causa do custo da mudança. Está claro que não fizemos o possível para evitar situações de elevado risco", afirmou Burti.


Zeca Giaffone, da empresa J e L, construtora dos chassis da Stock Car, lembra que o projeto do carro é de 1999, do argentino Edgardo Fernandez, e nos acidentes registrados sua resistência acabou comprovada. "Na realidade, vimos no ocorrido com o Gualter Salles, ano passado, em Buenos Aires, ser necessário rever a fixação da carenagem de fibra, projetada para proteger as pernas do piloto no sentido de não sair do carro, como aconteceu lá."


O projeto teria de ser revisto como um todo em razão de a carenagem representar quatro montadoras, Chevrolet, Mitsubishi, Volkswagen e Peugeot, cada uma fixada de uma forma. "Isso ficou para o projeto de 2009, muito diferente e mais avançado em tudo em relação ao atual", explica Giaffone.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Familía faz homenagem à jovens recém casados

2
Geral

Homem é flagrado nu após ser obrigado a deixar roupas como garantia de pagamento em bar

3
Policial

Após tomar facada no coração, homem é largado em frente a uma padaria

4
Aquidauana

Aquidauana registra morte de paciente de 28 anos causada por coronavírus

Vídeos

Temporal durante a madrugada causa alagamentos e deixa moradores ilhados em Corumbá

Tata Werneck responde fã que comparou Aquidauana a ''Aquidauanus'' no instagram

Marca P Remates realiza 1° leilão de corte de 2021

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,20m
Miranda
2,81m
Paraguai
0,64cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Solidão, Solidariedade, Solicitude

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: NÃO HÁ LUGAR PARA TODOS NO PÓ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Casas de Shows

ARPA

13 de Julho, 680 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3764
Advocacia

Marcello A. F. S. Portocarrero

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1469 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3294 / 324
Pesqueiros

Pousada Amarelinho

Acesso pelo Frigorífico, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2828/99186
Ver Mais
Fale com a redação