24 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Esportes

Temperatura faz Dunga optar por "europeus" em convocação

27 JAN 2009 - 10h23min
folha online

Uma seleção brasileira repleta de "italianos" vai enfrentar a Itália no dia 10 de fevereiro, em Londres. Metade da equipe convocada ontem pelo técnico Dunga atua em equipes do país da seleção adversária.

View Energy Solar_11

Entre os "italianos" chamados por Dunga estão Ronaldinho, que volta após duas convocações, e o volante Felipe Melo, da Fiorentina, pela primeira vez na seleção brasileira.


Para o treinador, que atuou por seis anos no futebol italiano, o confronto parece ser ainda mais especial.


Frequentemente alvo de críticas em razão do esquema tático às vezes defensivo adotado pela seleção, Dunga afirma que a forma de jogar da Itália mostra que o futebol "não é o que nós pensamos, mas aquilo que o campo mostra para nós".


"A grande verdade é o campo. Porque muitas vezes achamos que um jogador é fantástico, mas dentro de campo o rendimento não é. O cara é o melhor centroavante, mas, se não faz gol... Ou o melhor meio-de-campo, mas, se não rouba a bola... O italiano tem uma análise muito fria sobre cada posição."


Em uma seleção repleta de influência europeia, o atacante Amauri, da Juventus, que cogita naturalizar-se italiano para tentar jogar uma Copa, ficou mais uma vez fora da lista. O técnico da Squadra Azzurra, Marcelo Lippi, afirmou em entrevistas que tem interesse em contar com ele na seleção.


O sangue quente italiano também está representado na seleção brasileira, com o atacante Adriano, da Inter de Milão. Suspenso ontem por três partidas após ter dado ontem um soco no zagueiro Gastaldello, da Sampdoria, ele ganhou a confiança de Dunga com os dois gols marcados nos últimos três jogos pela seleção.


Conhecido como disciplinador, Dunga afirmou que pesa mais o desempenho no campo. "É mais fácil a gente saber controlar [o jogador] do que ensiná-lo a jogar", disse o técnico.


Para ele, a amizade entre os jogadores adversários não diminui a rivalidade no clássico que decidiu dois Mundiais, em 1970 e 1994, com vitórias do Brasil. "Na nossa época, a rivalidade extrapolava um pouco para fora do campo. Com a globalização, acabou se perdendo um pouco essa rivalidade fora. Seguramente dentro do campo ela continua", falou Dunga, capitão da seleção do tetra.


A lista inclui ainda jogadores que atuam na Espanha (4), Inglaterra (3), Alemanha (2), Portugal (1) e Grécia (1). A justificativa para não convocar atletas que atuam no Brasil foi poupá-los do "choque térmico".


"Sair de uma temperatura de 30ºC, 35ºC para jogar em 5ºC, 4ºC, quando a musculatura ainda não está bem preparada para aguentar certos esforços da viagem, não seria bom", declarou Dunga.


Novato


Comparado pelos torcedores da Fiorentina ao antigo ídolo Dunga, que atuou pelo clube entre 1988 e 1992, Felipe Melo foi convocado pela primeira vez para a seleção.


O técnico Dunga afirmou que "já vinha observando-o há bastante tempo, desde que ele estava na Espanha".


O volante disse que não gosta de comparações, mas aponta uma semelhança com o treinador. "Temos em comum a vontade de vencer".

 

Veja também

Mais Lidas

1
Turismo

De tanto flagrar sucuri no rio, nem a de tamanho gigante assusta Rodrigo

2
Anastácio

Vítima de doença rara, aquidauanense morre após diagnósticos errados

3
Policial

Em boca de fumo, irmãos são esfaqueados e um deles morre em hospital

4
Charges

Luto

Informe Publicitário

Informe

Só a Dale Sorvetes tem delícias geladas por apenas R$ 1,50!

Previsão do Tempo

min22 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Num...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ESCOLA PARTICULAR IRENE CICALISE

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola CAIC Antonio Pace

Rua Felipe Orro, s/n Bairro da Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Telefones Úteis

Policia Militar - 7º BPM

João Lopes Assunção, s/nº Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2212/3241-
Médicos

Carlos Eduardo Nunes - Anestalsiologista

Hospital da Cidade, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3636
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo