"Temos que parar de falar de nós para nós mesmos". Esta foi a afirmação do diretor da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), VirgÃlio Carvalho, ao definir o objetivo central do prêmio Top de Turismo ADVB. A premiação, realizada ontem, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo, visou reconhecer instituições públicas e privada por meio de seus projetos de desenvolvimento da cadeia do turismo. "Este prêmio dá a vizibilidade que o turismo necessita para se mostrar ao público geral como um dos grandes indutores da economia. O segmento movimenta mais de 50 setores do mercado, e temos que expor esta força para além dos profissionais do turismo", afirmou Carvalho.
O evento contou com a presença da ministra do Turismo, Marta Suplicy, do presidente da Câmara dos Deputados, Alindo Chinaglia, e do presidente da ADVB, Miguel Ignatios. Estiveram presentes cerca de 800 pessoas, entre autoridades e empresários. Foram ao todo 164 projetos inscritos no prêmio. Trinta e dois cases foram vencedores, escolhidos pelo júri formado por: Caco de Paula (Editora Abril), Luiz Carlos Barbosa (Sebrae), Mário Beni (ECA-USP), Paulo Gaudenzi (consultor) e Sebastião Misiara (União dos Vereadores do Estado de São Paulo).
A ministra Marta elogiou a agilidade da realização de todo o processo do prêmio, que foi anunciado em agosto, em BrasÃlia, durante o lançamento do Plano Nacional de Turismo 2007/2010. Marta também elogiou algumas empresas do turismo como a Tap e Emirates Airline, que segundo ela, realmente apostam no PaÃs. Ela ainda falou dos últimos resultados de uma pesquisa empresarial feita pela Fundação Getúlio Vargas. "Apesar da crise aérea que vivemos, a pesquisa da FGV diz que o faturamento médio das empresas de turismo cresceu no terceiro trimestre deste ano 10,2%, comparando-se com o mesmo perÃodo do ano passado. Das mais de 800 empresas consultadas, a maioria afirmou que quer crescer mais de 12% neste ano", anunciou a ministra.
Receberam o prêmio Top de Turismo ADVB os projetos das seguintes intituições: Associação Tapajós CVB; Avis; Belém CVB e Paratur; Centro de Conveções Centro Sul; Club Med Brasil; Costa do SauÃpe; CVC; Estados da região Norte e FBCVB; Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul; Governo do Acre (dois prêmios); Hotéis Othon; Playcorp; Portal Gestour; Prefeitura da Estância de Atibaia; Prefeitura de Bonito; Prefeitura de Corumbá; Prefeitura de São Gabriel do Oeste; Prefeitura de Três Lagoas; Prefeitura de Ubatuba; RDC Férias; Rio Quente Resorts; São Paulo Turismo; Secretaria de Turismo de São Bernardo do Campo; Serasa; Sun & Sea (dois prêmios); Tap; Universidade Anhembi Morumbi; VinÃcola Salton, Wet.