X
Esportes

Vasco tentará repetir trajetória de outros campeões da Série B e ir à Libertadores

O Vasco pode mirar exemplos recentes para traçar o seu planejamento de estar na Taça Libertadores de 2011. Virou quase uma tradição: campeões da Série B do Brasileiro vêm conseguindo na temporada seguinte a classificação para o torneio continental.


Foi assim com Palmeiras (2003/2004), Grêmio (2005/2006) e Corinthians (2008/2009). O único a fracassar nessa década foi o Atlético-MG, que ganhou a Segundona em 2006 e no ano seguinte correu até risco de rebaixamento, terminando o Nacional em oitavo lugar.


Nos três casos bem-sucedidos, em geral o time-base não recebeu reforços renomados de um ano para outro. A principal exceção foi Ronaldo, contratação milionária do Corinthians neste ano.


Confira abaixo uma comparação nos quatro clubes entre o time que conseguiu o acesso e o que foi montado no ano seguinte.


Palmeiras 2003/2004


As principais contratações foram o zagueiro Nen (do Gama) e o atacante Osmar (Santo André). O time perdeu sua dupla de ataque - Vagner Love foi para a Rússia, e Edmílson, para o Japão - e trocou de técnico no início do Brasileiro. Jair Picerni não resistiu à pressão da torcida e foi substituído por Estevam Soares, que levou o time à quarta colocação do Brasileiro.


Série B: Marcos, Baiano, Daniel, Leonardo e Lúcio; Marcinho Guerreiro (Adãozinho), Magrão, Élson e Diego Souza; Edmílson e Vágner Love. Técnico: Jair Picerni.


Série A: Sérgio, Baiano, Nen, Daniel e Lúcio; Marcinho Guerreiro, Magrão, Corrêa (Claudecir) e Pedrinho (Diego Souza); Osmar e Thiago Gentil. Técnico: Estevam Soares.


Grêmio 2005/2006


As contratações foram precisas. William chegou do Ipatinga e se encaixou muito bem na zaga. O meio-campo foi reforçado com Tcheco (do Al-Ittihad), Hugo (Juventude) e Ramón (América-MG). No ataque, Rômulo (ex-Ituano) virou artilheiro gremista. Com a permanência do técnico Mano Menezes, o time conseguiu a vaga na Libertadores ao ficar em terceiro lugar no Brasileiro.


Série B: Galatto, Patrício, Domingos, Pereira e Escalona; Jeovânio, Lucas, Marcelo Costa (Sandro Goiano) e Anderson; Marcel e Ricardinho. Técnico: Mano Menezes


Série A: Galatto, Patrício, William, Evaldo e Bruno Teles; Jeovânio, Lucas, Tcheco, Alessandro (Ramón) e Hugo; Rômulo. Técnico: Mano Menezes


Atlético-MG 2006/2007


Foram poucos reforços de uma temporada para a outra. A principal delas foi o lateral-direito Coelho, que estava no Corinthians. No meio do ano, ainda chegaram os meias Marquinhos (Santa Cruz), Xaves e Gérson (ambos do Paraná). O campeão mineiro perdeu o técnico Levir Culpi, que foi para o Japão, e demitiu Zetti antes de se acertar com Emerson Leão.


Série B: Diego, Luisinho Netto, Lima, Marcos e Thiago Feltri; Márcio Araújo, Bilu (Rafael Miranda), Marcinho e Danilinho; Marinho e Éder Luís. Técnico: Levir Culpi.


Série A: Juninho, Coelho, Leandro Almeida, Marcos e Thiago Feltri; Xaves, Bilu, Marcinho (Marquinhos) e Danilinho; Éder Luís e Vanderlei. Técnico: Emerson Leão.


Corinthians 2008/2009


Diferentemente dos outros três clubes, o Corinthians se reforçou bem já para a Série B e continuou contratando durante a competição. Para a temporada seguinte, ainda chegaram os atacantes Ronaldo e Jorge Henrique, montando a base que ganhou o Paulistão e a Copa do Brasil. A vaga para a Libertadores veio já no primeiro semestre.


Série B: Felipe, Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias, Douglas e Morais; Dentinho e Herrera. Técnico: Mano Menezes


Copa do Brasil: Felipe, Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias e Douglas; Dentinho, Ronaldo e Jorge Henrique. Técnico: Mano Menezes. / Crédito da Foto: Alexandre Durão

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Operação desarticula rede de venda ilegal de produtos impróprios em Itaporã

Na ação, denominada Operação Honey & Meat, três comerciantes foram presos

Saúde

Ministério da Saúde inicia plano para vacinar 130 mil indígenas

Ao longo do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, serão ofertadas 240 mil doses. Ação começa neste sábado (13), em Oiapoque (AP), com a presença da ministra Nísia Trindade

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo