13 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Eventos

1ª Conferência Gays, Lésbicas, Bi e Trans de MS começa hoje

10 ABR 2008 - 08h12min
ms notícias

O governo do Estado, por meio do Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (Centrho), promove hoje e sexta-feira, dias 10 e 11, a 1ª Conferência Estadual Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros (GLBT). No encontro, representantes de órgãos governamentais, sociedade civil organizada, gestores e público GLBT irão discutir os problemas enfrentados e a inclusão do grupo nas políticas públicas estaduais e federais.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

O cerne da questão é adequar as ações governamentais e melhorar o atendimento dado ao público GLBT. Entre as principais reivindicações está a atenção especial na rede pública de saúde. "Só existem ações direcionadas nos programas de DST/Aids. Uma lésbica, por exemplo, sai de uma consulta com um ginecologista com receita de anticoncepcional, o que não seria necessário. Ela não recebe atenção específica", explicou o coordenador do Centrho Mateus Casteluccio.


O preconceito com que o público GLBT é atendido pelos policiais é outra reclamação da Centrho. "A situação de preconceito acontece nas delegacias e nas ruas por policiais militares. Nós queremos também garantir mais segurança nos locais que os GLBT freqüentam. Os travestis que trabalham na rua precisam ter atenção da segurança pública", esclareceu o coordenador.


Educação
A inclusão do público GLBT nas escolas é mais uma bandeira levantada por órgãos governamentais e não-governamentais que trabalham na área. Para Mateus, hoje o ensino é excludente, fazendo com que o jovem GLBT sofra preconceito tanto de colegas quanto do corpo docente.


A educação é considerada uma das principais formas de mudar o quadro da discriminação e preconceito. O ensino inclusivo e a conscientização de crianças e adolescentes são importantes ferramentas para a sonhada mudança de comportamento. O mesmo vale para os servidores públicos que atendem GLBT. "É um processo longo; o plano é para oito anos porque queremos uma mudança cultural. Em uma ou outra área vai ser mais rápido, mas é preciso frisar que as reivindicações são legítimas e o Estado precisa voltar mais o olhar para o público GLBT", analisou Mateus.


A 1ª Conferência Estadual GLBT começa hoje (10), às 8h, no auditório da OAB/MS, em Campo Grande. O resultado das discussões será transformado no plano estadual de políticas públicas para GLBT. Esse documento servirá de base para debates na conferência nacional, em Brasília e influenciará diretamente na definição do plano nacional de políticas públicas.
ms noticias

 

Veja também

Mais Lidas

1
Entretenimento

Faustão é internado às pressas, Tiago Leifert apresentará o Domingão e Boninho se manifesta

2
Aquidauana

Falece o segurança Marcos Paulino, o Marcão

3
Geral

Motorista entra na contramão e causa acidente no bairro Alto

4
Geral

Com novas doses da Astrazeneca, Aquidauana continua vacinação contra covid

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min14 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Valdemir Gomes

Já...

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pousada Amarelinho

Acesso pelo Frigorífico, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2828/99186
Som e Acessórios

Adil'Som (Adilson e Edimilson)

Rua Antônio João, 523 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS 67 - 3241-5561
Agências de Viagem e Operadoras

Buriti Viagens e Turismo

Manoel Antonio de Barros, 720 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2718
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo