X

Eventos

FCMS inaugura a Exposição Fotográfica - 100 Anos de Cinema em Mato Grosso

Compartilhe:

A-

A+

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com o Instituto Cultural America, inaugura próxima quinta-feira (29), a Exposição Fotográfica - 100 Anos de Cinema em Mato Grosso, às 19h30, no Memorial da Cultura e da Cidadania. Esta é uma iniciativa do governo do Estado em apoiar o resgate da história do cinema de Mato Grosso do Sul, que tem importantes capítulos ainda no Mato Grosso uno.


"Nossa parceria com o produtor cuiabano Luiz Carlos Borges iniciou em 2008, quando lançamos a coletânea 'Memória e Mito do Cinema em Mato Grosso', no Festival América do Sul, em Corumbá. A parceria se desdobrou para esta importante exposição que nos permite investir na preservação de nossa memória cultural comum e estreitar laços com o Estado irmão", explicou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.


Segundo o curador da exposição, Luiz Carlos de Oliveira Borges, o cinema sempre foi a arte de maior representatividade em Mato Grosso do Sul, pois foi aqui que iniciou o desenvolvimento dessa expressão artística, principalmente em Corumbá, Aquidauana e Campo Grande. "Esta é uma oportunidade de reaproximação da cultura entre os Estados, já que em outras gestões, os estados trabalharam sua cultura isoladamente", comemorou Borges.


100 Anos de Cinema em Mato Grosso
A Exposição Fotográfica - 100 Anos de Cinema em Mato Grosso, apresenta as imagens surpreendentes da epopéia centenária do Cinema no Estado, um ato quase heróico de inúmeros realizadores estrangeiros e brasileiros, exibidores e críticos, que deixou um importante legado iconográfico que fundamenta e instaura o processo de rememoração. Resultado de uma pesquisa realizada para publicação da coletânea "Memória e Mito do Cinema em Mato Grosso", as imagens do cinema mato-grossense revelam uma região pouco conhecida e estudada, e por muitos mitificadas como o eldorado brasileiro.


138 imagens foram prospectadas nos principais acervos de Mato Grosso, da Cinemateca Brasileira, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e do Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul.  Foi realizada uma verdadeira garimpagem de informações visuais dos primeiros realizadores de filmes, das salas de cinema que animaram a população e que não sobreviveram ao tempo. Na coletânea "Memória e Mito do Cinema em Mato Grosso" foram utilizadas apenas 20% das fotografias conseguidas durante a pesquisa de imagens.


A exposição foi organizada de forma didática e distribuída em 5 espaços: Pioneiros, Os Filmes, As Salas, Arne Sucksdorff e Lufada. Arne Sucksdorff foi um documentarista sueco que instalou-se em Mato Grosso nos anos 60 e por meio do cinema divulgou internacionalmente a região e a necessidade de sua preservação. O espaço "Lufada" é destinado às produções de filmes de curta e longa metragem, realizadas a partir de 1993 em Mato Grosso.


A Exposição Fotográfica - 100 Anos do Cinema em Mato Grosso iniciou seu itinerário em Cuiabá no 15º Festival de Cinema e Vídeo em maio de 2008. Passou pelo Rio de Janeiro e agora acontece em Campo Grande. Vai ser realizada também em Brasília e Goiânia. Através de imagens-documentos, ela conta um pouco da história da mais antiga experiência cinematográfica realizada na região centro-oeste.


O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Anastácio realiza Treinão pela Vida neste domingo

ESPORTE

Anastácio realiza Treinão pela Vida neste domingo

Evento promovido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, em parceria com o Pantanus Runners Brasil, incentiva a prevenção e arrecada alimentos para apoiar a causa

Após impeachment, ex-presidente do Paraguai é colocado em prisão domiciliar

INTERNACIONAL

Após impeachment, ex-presidente do Paraguai é colocado em prisão domiciliar

Santiago Peña deixou o cargo em meio à crise do banco Ueno; vice Pedro Alliana assumiu o governo

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo