O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), realiza, a partir de hoje, o 3° Seminário Saberes da Terra, para 41 professores e educadores que participam do projeto no Estado.
O projeto é desenvolvido em Mato Grosso do Sul, desde 2006, através da E.E. Geraldo Garcia, em Aquidauana, que trabalha a Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrando educação com qualificação profissional para agricultores familiares, com extensão em oito municípios; Anastácio, Bodoquena, Corumbá, Dourados, Nioaqui, Ponta Porã, Sidrolândia e Itaquiraí.
No Estado, 365 alunos entre ribeirinhos, pantaneiros, assentados, indígenas e pessoas do campo estão cursando o projeto. Durante o encontro, os professores e alguns agricultores, que participam do programa, entre eles representantes dos índios Guató e Guarani/kaiowá, vão relatar sua experiência e os trabalhos educacionais desenvolvidos em suas comunidades no campo.
É uma parceria entre os Ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Agrário, estado e municípios, escolas agrotécnicas, organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, instituições de ensino superior públicas e órgãos dos estados.
O evento acontece no Hotel Iguaçu (Rua Dom Aquino, 761, próximo o terminal rodoviário de Campo Grande), entre os dias 31 e 03 de agosto. O evento começa, no dia 31, às 13h30.
Na data prevista (31), será ministrada a palestra "Desenvolvimento sustentável e solidário com enfoque territorial" e a apresentação de projetos. No dia 1º, o tema será "O ensino da língua estrangeira moderna para Jovens e Adultos". No dia 2, haverá uma palestra sobre "A Política do Eja e o projeto Saberes da Terra no Estado de Pernambuco" e também será relatada a experiência de um agricultor da região de Três Lagoas. No último dia o encontro (3) será realizada uma palestra sobre a "Inclusão da Pessoa com Necessidades Educativas Especiais".
Policial
Balanço foi feito pela Sejusp
Inmet
Dia será quente, mas chuva pode aliviar
Voltar ao topo