Evento é aberto ao público e busca valorizar etnia quase extinta na região
Cacique Luiz Henrique Wanzembok Conceição / Divulgação
Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, a Aldeia Urbana Kinikinau Pedro Marques promove, no próximo domingo, 20, uma festa tradicional marcada por espiritualidade, cultura e resistência.
A programação conta com oração de abertura, apresentações culturais, pronunciamento de autoridades, pregação da palavra e bênção dos alimentos. Ao meio-dia, será servido um almoço comunitário, e os participantes são orientados a levar seus próprios pratos e talheres.
Durante a celebração, será prestada uma homenagem ao primo Roger Arguelno Wanzembok, membro da comunidade que faleceu recentemente, em um momento de memória e respeito à ancestralidade.
Para o cacique Luiz Henrique Wanzembok Conceição, uma das lideranças da aldeia, o evento é símbolo de luta e afirmação da presença do povo Kinikinau, que historicamente enfrentou invisibilidade social e institucional.
“Conseguimos reconhecimento pela Funai, foi uma luta muito grande. O povo Kinikinau foi praticamente extinto pelo Estado brasileiro, mas resistimos com cultura, dança, tradição. Mostrar que ainda estamos aqui, buscando nosso território, é fundamental. A presença e o apoio de outras etnias em nossa festividade mostram que estamos no caminho certo”, destaca Luiz Henrique.
A Aldeia Urbana Kinikinau Pedro Marques reúne hoje 52 famílias, oriundas de municípios como Jardim, Nioaque e Maracaju, e representa uma expressão viva da resistência indígena no contexto urbano e rural de Mato Grosso do Sul.
A festa se consolida como um momento de valorização cultural, fortalecimento da identidade indígena e união entre povos que compartilham histórias de resistência e ancestralidade.
O evento será realizado na casa da anciã Izaura Marques, localizada na Rua Palmiro França, nº 1366, no município de Nioaque, Mato Grosso do Sul, com início às 8 horas da manhã.
Programação do evento:
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Polícia
PRF localizou suspeito na BR-060, em Água Clara
Cidades
Cidade permanece com decreto de estado de emergência após as chuvas
Voltar ao topo