21 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Eventos

Animações nacionais serão exibidas no Cine Brasil de abril

25 ABR 2008 - 09h13min
assessoria de comunicação

Na próxima semana, de terça a sexta-feira, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul exibe animações nacionais na programação de abril do "Cine Brasil - Curtas e Longas no Centro", projeto que exibe gratuitamente filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem. As exibições acontecem no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em duas sessões: ao 12h30 e às 18h30. Na terça e quarta-feira a mostra dos filmes será direcionada para pessoas acima de 16 anos, e na quinta e na sexta-feira a programação é liberada para todas as idades.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

Na terça-feira (22), serão exibidos os curtas a "Velha História" (RJ/2003/ani/cor/6min/16anos), com direção e roteiro de Claúdia Jouvin, baseado em poema de Mário Quintana. A animação conta a história de um pescador e um peixe que desenvolvem amizade admirada por todos na cidade. Em seguida é a vez de "Conjunto Residencial" (SP/2005/ani/cor/5min/16anos), com direção de Adams Carvalho e Olívia Brenga. O filme se passa numa tediosa noite de sábado, quando um morador de um prédio residencial decide fixar um trampolim na janela de seu quarto. Depois é a vez de "Pax" (PR/2005/ani/cor/14 min/16anos), com direção de Paulo Munhoz, que conta a história de quatro religiosos que se reúnem para discutir a violência do mundo atual e encontrar uma resposta para isso. Será que encontram? Finalmente, será exibido "Engolervilha" (RJ/2003/ani/cor/8min/16anos), com direção de Marão. A história mostra o trabalho coletivo composto por vinhetas bizarras ou escatológicas. Pense no que uma ervilha pode sugerir numa animação: verdinha, marronzinha.... A celebração do sórdido, bizarro, escatológico e grotesco. 


Na quarta-feira (23) a sessão começa com "A moça que dançou depois de morta" (MG/2003/ani/cor/11min/16anos), com direção e roteiro de Ítalo Cajueiro. Baseado em uma história de cordel de J. Borges e produzido com suas xilogravuras originais, a animação mostra a história de um rapaz que se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval. Em seguida é a vez de "Desidella" (SP/2004/ani/cor/11min/16anos), com direção e roteiro de Carlos Eduardo Nogueira. O curta mostra um conto de fadas, onde a velha Desidella obtém um par de sapatos mágicos que a torna jovem, numa desesperada tentativa de transcendência. Depois é a vez de "Onde andará Petrucio Felker?" (RJ/2001/ani/cor/13min/16anos), com direção e roteiro de Allan Sieber. O filme mostra a conturbada trajetória do artista plástico performático Petrucio Felker por meio de diversos depoimentos. Por fim, será exibido o curta "Deu no jornal" (RJ/2005/ani/cor/3min/16anos), com direção, roteiro e animação de Yanko del Pino, que mostra a saga de um solitário e suas fantasias em esferografia num jornal velho.


Na quinta-feira (24), é a vez das "Historietas Assombradas - para crianças malcriadas" (SP/2005/ani/cor/16min/livre) com direção e roteiro de Victor Hugo Borges. O curta mostra três histórias que sua avó não contou, senão você ia fazer xixi na cama. Em seguida, o público poderá conhecer "O tamanho que não cai bem" (RS/2001/ani/cor/7min/livre), com direção, roteiro e animação de Tabao Miaqui e alunos da escola Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva. O curta mostra o que acontece quando um anão se apaixona por uma mulher gigante. Crianças desenvolvem o roteiro, a música e a animação neste curta-metragem. Depois, será exibido "O nordestino e o toque de sua lamparina" (CE/1998/ani/cor/8min/livre), com direção e roteiro de Ítalo Maia. O curta retrata a vida sofrida de um sertanejo, mostrando seus sonhos, fantasias e criatividade ao encontrar uma lamparina.


Na sexta-feira (25), haverá exibição do curta-metragem "Portinholas" (ES/2003/ani/cor/7min/livre), com direção e animação de 150 alunos da rede municipal de ensino fundamental de Vitória-ES. O filme mostra Maria Luiza, uma adolescente de 14 anos, que descobre no livro "Portinholas" e nos quadros de Portinari o encantamento da vida e do mundo da arte. Em seguida é a vez do "Disfarce Explosivo" (SP/2000/ani/cor/6min/livre), com direção e roteiro de Mário Galino, que conta a história de Juca Piau, que cria galinhas em seu pequeno sítio para vender na vila próxima. Um dia, duas delas se recusam a ser vendidas usando vários disfarces para enganar Juca Piau. Em seguida, "Mitos do mondo como surgiu a noite?" (RJ/2005/ani/cor/6min/livre), com direção de Andrés Lieban, mostra história baseada em um mito de criança dos índios brasileiros. Esta animação nos leva à idade dos sonhos, em que os objetos tinham vida e a noite vivia aprisionada em um coco que pertencia à Cobra Grande - uma terrível feiticeira. Por fim, será exibido "Alma Carioca - um choro de menino" (rj/2002/ani/cor/5min/livre), com direção e roteiro de William Côgo. O filme relata a zona portuária do Rio de Janeiro no início do Século XX, que foi berço de grandes mestres da música popular brasileira. Mesmo as condições precárias não impediram o surgimento de um gênero musical que é uma de nossas maiores manifestações culturais: o choro.


O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de agosto, 453. Mais informações sobre o Cine Brasil podem ser obtidas pelo telefone 3317-1792, pelo site www.fundacaodecultura.ms.gov.br/centrocultural ou no Núcleo de Audiovisual da Fundação de Cultura, no 3316-9166.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Relojeiro Wilson do Mercadão morre por complicações da covid-19 em Aquidauana

2
Aquidauana

Covid-19: letalidade em Aquidauana e Anastácio é maior que média estadual

3
Geral

Mega-Sena: um apostador ganha o prêmio de R$ 7 milhões

4
Policial

Motorista perde controle da direção e carro capota na BR-060

Informe Publicitário

Informe

View Energy garante economia de até 95% na sua conta de luz!

Previsão do Tempo

min14 max29

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max29

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,20m
Miranda
3,39m
Paraguai
1,56m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Adeus...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: OS MEUS, OS SEUS E OS NOSSOS

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XIX:AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Restaurantes

O CASARÃO

Manoel Antonio de Barros, 535 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2219
Associações e Sindicatos

AABB - Associação Atlética Banco do Brasil

Rua João Dias Feitosa, 1661 Bairro da Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3051/99911
Médicos

Ademir Bossay Candia - Pediatria

Rua 7 de Setembro, 486 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2894
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo