Um dos milagres ocorreu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Associação Carlo Acutis, Reprodução
A canonização do beato Carlo Acutis acontece neste domingo (7), no Vaticano. Morto aos 15 anos devido a um quadro agudo de leucemia, Carlo se tornou conhecido como o padroeiro da internet, por usar as redes digitais para evangelizar. Ele será o primeiro santo da geração millennial, formada por pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990.
A cerimônia está marcada para as 10h, horário local (5h de Brasília), e será presidida pelo papa Leão XIV, em sua primeira canonização desde que assumiu o pontificado, em maio deste ano. Inicialmente, o evento estava previsto para 27 de abril, durante o Jubileu dos Adolescentes, mas foi adiado devido à morte do papa Francisco.
O papa Francisco já citava Carlo como exemplo para a juventude, por unir fé, simplicidade e conexão com o mundo contemporâneo. “Não se acomodou numa imobilidade confortável, mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. Seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-O nos irmãos”, declarou.
Biografia
Carlo nasceu em Londres, em 1991, mas cresceu em Milão, Itália. Apaixonado por videogames e tecnologia, desde cedo demonstrava profunda devoção à fé católica. Fez a primeira comunhão aos 7 anos e passou a assistir à missa diariamente, além de ajudar os necessitados com doações de roupas e alimentos.
Na adolescência, Carlo utilizou seus conhecimentos em engenharia da computação para criar um site que divulgava milagres eucarísticos e aparições marianas reconhecidas pela Igreja. Após sua morte, em outubro de 2006, muitas das pessoas beneficiadas por suas ações estiveram presentes em seu funeral.
Milagres que levaram à canonização
O reconhecimento da santidade de Carlo ocorreu após a comprovação de dois milagres. O primeiro, que resultou na beatificação, aconteceu em Campo Grande (MS), em 2013. O menino Matheus Vianna, de 3 anos, com uma doença congênita no pâncreas, foi curado ao tocar uma relíquia de Carlo, sem qualquer explicação científica.
O segundo milagre ocorreu em 2022, com Valéria Valverde, da Costa Rica. Aos 21 anos, ela sofreu um grave acidente de bicicleta em Florença, Itália. Após sua mãe rezar no túmulo de Carlo em Assis, a jovem começou a respirar normalmente sem aparelhos no mesmo dia, segundo o Vaticano.
A canonização de Carlo Acutis marca um momento histórico para a Igreja, reconhecendo a santidade de um jovem que
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Educação
Inscrições estarão abertas de 9 a 12 de dezembro e devem ser realizadas exclusivamente pela internet
Serviços
Na publicação, imagem adulterada de policial divulga supostas facilidades, a dispensa de aulas e exames para a emissão do documento obrigatório para a condução de veículos
Voltar ao topo