Durante esta semana, de terça a sexta-feira (de 23 a 26 de outubro), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul exibe a programação de outubro do "Cine Brasil - Curtas e Longas no Centro", projeto que disponibiliza filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem, gratuitamente. As exibições acontecerão na última semana de cada mês, começando ao 12h30 e às 18h30, no Centro Cultural José Octávio Guizzo. Na terça-feira (23) o assunto é "Literatura e Cinema".
A programação traz um bom exemplo de que as duas artes se completam. O filme "Biografia do Tempo" (MG/2004/cor/8'/documentário/16 anos) promove uma mescla da obra de Santiago Alvarez e Pedro Nava, enquanto "Imensidade" (SP/2003/cor/15'/ficção/16 anos) engendra uma interessante experimentação sócio-poética ao fazer declamar Castro Alves em plena Praça da Sé. Por fim, "Meu nome é Paulo Lemiski" (RJ/2004/cor/5'/documentário/16 anos) aborda a obra do poeta paranaense, que se transforma em fonte de conflito entre pais e filhos.
Na quarta-feira (24) será exibido "Terra Estrangeira" (Brasil-Portugal/1995/100'/ficção/16 anos), filme de Walter Salles e Daniela Thomas que tem como ponto de partida os efeitos da política econômica do início da década de 90, quando Fernando Collor inicia seu governo. Com trilha sonora de José Miguel Wisnick e fotografia de Walter Carvalho, o filme trata das perspectivas de um futuro incerto que levou centenas de brasileiros a procurar uma única saída para a crise nacional, o aeroporto.
Na quinta-feira (25), o Cine Brasil exibe a série "Encontro de Gerações", com o filme "O Chapéu do meu Avô" (SP/2004/cor/28'/documentário/livre), de Júlia Zakia. Por meio de diversas propostas e estilos, o filme revela os caminhos seguidos por diferentes gerações de documentaristas. Na sexta-feira (26), a programação traz quatro fotofilmes,, que são trabalhos realizados a partir de fotografias fixas, imagens estáticas em movimento.
Geral
Ação promove a eficiência do gasto público ao diminuir a aquisição desses produtos descartáveis
Renda
Vagas são limitadas
Voltar ao topo