Neste sábado (24/11), o Circuito Dança do Mato se apresenta com sete grupos na Concha Acústica Helena Meirelles, à s 20 horas. Com a proposta de divulgar a arte da dança e atrair a atenção do público do Estado, o projeto já se apresentou em cinco municÃpios durante outubro e novembro, e agora realiza a última apresentação desta 1ª edição. A realização é da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).
"Nossa intenção é continuar com o projeto, fazendo a 2ª edição em 2008. Encontramos em todos os municÃpios uma surpresa com a qualidade dos espetáculos, que são excelentes e com bailarinos de grande qualidade técnica, e uma avidez enorme pela dança", conta Renata Leoni, coordenadora do projeto e do Núcleo de Dança da FCMS. Segundo Renata, cada municÃpio teve sua peculiaridade. Coxim mobilizou as cidades vizinhas, como Sonora e Rio Negro, e teve o maior número de público, reunindo cerca de 1.200 pessoas para assistir os espetáculos no ginásio e 60 interessados nas oficinas oferecidas pelo projeto. Já Três Lagoas teve o público mais receptivo, caloroso, com interesse enorme pelas apresentações. Além deles, participaram do projeto Dourados, Ponta Porã e Campo Grande. "O Circuito Dança do Mato mostrou que há um mundo a ser desvendado na área da dança no interior de MS, e ao mesmo tempo um grande interesse por parte das pessoas", disse Renata.
Em Campo Grande, a Ararazul Cia. de Dança, da Universidade Católica Dom Bosco, vai apresentar "Silêncio Branco" e "Abduzidos", ambas coreografias de Chico Neller. O Estúdio de Dança Beatriz de Almeida vai apresentar "Com passos" e "Alegria", ambas coreografias de Beatriz de Almeida. A Ginga Cia. de Dança vai apresentar "De Corpo e Alma" e "Em Teus Olhos estão minhas Asas", com coreografia de Diógenes Antonio. O Funk-se vai apresentar "Boom Box Remix", com coreografia de Edson Clair e a Dançurbana Cia. de Dança vai apresentar "Devaneios" e "InvisÃveis", coreografias de Marcos Mattos e Kleber Leonn. Haverá também a participação do Projeto Arte Sim, Violência Não (Street Pop), da Fundac (Fundação Municipal de Cultura) e do Grupo de Dança do Professor Cláudio.
O Circuito Dança do Mato tem parceria das prefeituras municipais e apoio da Fundação Manoel de Barros, da Uniderp FM (103,7) e da 104,7 FM Regional.