30 de junho de 2022
Anuncie Aqui
Relíquias de Aquidauana

Clube de Colecionadores estará presente no 6º Encontro de Relíquias

Organização estará iniciando processo para os interessados em adquirir a placa preta

11 MAI 2022 - 17h14min
Bruno Vinicius de Oliveira

A maior exposição de carros antigos da região está cada vez mais próxima, o 6º Encontro de Relíquias de Aquidauana que deve acontecer nos dias 10, 11 e 12 de junho será a maior edição do evento até agora, e traz consigo muitas novidades, entre elas a presença da A CCVAP – Clube de Colecionadores de Veículos Antigos Pantanal/MS.

Central Pax_10

A CCVAP é uma organização criada no ano de 1999, pelo Sr. Antônio Bruno Zanette, que não possui fins lucrativos e tem como objetivo divulgar o antigomobilismo, as atividades que envolvem a história do automobilismo e está vinculado à FBVA – Federação Brasileira de Veículos Antigos.

A CCVAP estará presente no sábado (11), segundo dia do evento, para fazer o processo de iniciação da aprovação de aprovação da tão desejada placa preta, para os participantes do evento. 

No dia, será feita a vistoria dos automóveis, preenchimento do cadastro e fotos do veículo, todo esse processo será feito de forma gratuita. Caso a solicitação seja aprovada, o valor para a certificação é de R$ 765,00 + taxas que serão pagas diretamente ao DETRAN.

As regras em relação a obtenção continuam as mesmas de sempre, seu carro deve ter mais de 30 anos e ser muito bem preservado, com mais de 80 pontos de suas características originais.

A maioria dos colecionadores já conhece a importância da placa preta, o acessório diferencia modelos comuns de relíquias, adicionando mais valor ao automóvel, no entanto, com a integração do padrão Mercosul nas placas brasileiras em 2020, esse estilo ficou suspenso até que o Contran, em 2021, aprovou um regulamento para sua volta que acontecerá no dia 1º de junho com um novo visual:

(Crédito: AutoEsporte)

Apesar de ser desejo de consumo de muitos, a placa preta ainda é um pouco misteriosa e alguns mitos a cercam, por isso, O Pantaneiro buscou respostas a algumas das perguntas mais frequentes em relação à obtenção e aos benefícios associados à placa.

A placa leva a restrição de circulação aos fins de semana e feriados?

Não. A placa preta segue as mesmas instruções de circulação de todos os veículos, até quando falamos de rodízio, a relíquia deve seguir as regras vigentes no município mesmo com a instalação da placa preta.

A placa te dá direito a isenção de taxas e de impostos?

Depende. A resposta varia para cada estado, coisas como taxa de licenciamento e o seguro, que é obrigatório, continuam a ser pagos normalmente, mas quando se trata do IPVA, cada estado tem sua regra. Aqui no Mato Grosso do Sul e em São Paulo, carros com 30 anos já não precisam pagar o imposto, no entanto, em Minas Gerais, só carros com a placa preta podem ser isentos do IPVA.

Qualquer veículo antigo pode ter acesso a placa preta?

Sim. O modelo do veículo não importa para a instalação da placa, seja motos, ônibus ou até caminhões, nacionais ou importados, qualquer um pode receber a placa, a única condição é que tenha mais de 30 anos e o FBVA aprove-o, de forma que consiga os 80 pontos mínimos para ser considerado conservado.

O valor do carro sobe com a instalação da placa?

Depende. Se combinado com um carro verdadeiramente bem conservado e de grande valor histórico, a placa preta adiciona aquele último certificado de aprovação que faz o valor aumentar significativamente, mas com o aumento do interesse em automobilística, o número de placas paralelas têm aumentado na tentativa de valorizar carros que não cumprem os critérios, e nestes casos os reliqueiros mais antigos não são facilmente enganados e o preço continua o mesmo.

Veículos com placas pretas dispensam certas medidas de segurança?

Sim. Afinal, este é um dos principais objetivos da criação da placa, visto que com o avanço da tecnologia o código de trânsito passou a exigir instalações que não podem ser colocadas em relíquias. Coisas como cintos de segurança ou motores menos poluidores não são exigidos de carros com placas pretas, que possuem um valor histórico maior.


Para conhecer mais o trabalho da CCVAP e tirar dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 8423-1168 e siga o perfil no Instagram.

E aí? Ficou animado? Tudo isso e muito mais você encontra no 6º Encontro de Relíquias de Aquidauana, então não esqueça de marcar os dias 10, 11 e 12 de junho no calendário e vir aproveitar uma das maiores festas da região!

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Ladrão tenta fugir pelo telhado após invadir comércio no centro de Aquidauana

2
Aquidauana

Moradores denunciam construção abandonada em Aquidauana

3
Aquidauana

De garçom a tratorista: confira as vagas em Aquidauana hoje

4
Policial

Detentos atacam policiais penais e fogem do presídio da Gameleira

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Empresário une esportes e loja Black Fish tem Clube de Tiros Orsi em seus serviços

Previsão do Tempo

min18 max31

Aquidauana

Predomínio de sol
min17 max31

Anastácio

Predomínio de sol

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,00m
Miranda
2,06m
Paraguai
2,46m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Raquel Anderson

Aquidauanês!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"6º ENCONTRO DAS RELÍQUIAS"

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Confecções

Rocha Forte

Rua Duque de Caxias, 791 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-4801
Ag. Correios

Agencias dos Correios

Estevão Alves Correa, 621 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1828
Médicos

Auracélia da Silva Marques Barbero

Rua 07 de Setembro, 1193 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3665 / 998
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo