X
Eventos

Curso do Geopantanal aplica teoria ao dia a dia

Cerca de 120 estudantes e profissionais participaram de cursos em geotecnologias no Pantanal, nos dias 7 e 8 de novembro de 2009, realizados na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Pantanal, em Corumbá, MS. Os treinamentos abordaram a aplicação de dados de sistemas sensores e geotecnologias em estudos do bioma Pantanal, incluindo uso de GPS (sistema de posicionamento global) para georreferenciamento de imóveis rurais, sensoriamento remoto, métodos estatísticos espaciais e uso de imagens de satélite para análises ambientais.


O curso de tecnologia espacial na educação, voltado a educadores dos ensinos fundamental e médio e a alunos de licenciaturas, foi o que despertou maior interesse. Os participantes aprenderam a interpretar imagens de satélite que podem ser usadas em várias disciplinas, aplicando conhecimentos teóricos na solução de problemas reais, de acordo com a coordenadora Elisabete Caria Moraes, especialista em meteorologia.


Existe uma grande carência de equipamentos e professores especializados na região. Por isso, essa é uma oportunidade muito importante para inovar o ambiente educacional, na opinião de Zey Welington Gomes de Souza. "Jovem adora tecnologia e as imagens de satélite podem ser aplicadas no dia a dia, até mesmo para os alunos identificarem o espaço onde vivem", diz o estudante, que está concluindo a licenciatura em Geografia.


As capacitações integram o programa do 2° Simpósio de Geotecnologias no Pantanal - Geopantanal, realizado de 7 a 11 de novembro de 2009. A programação completa está disponível no endereço http://www.geopantanal2009.cnptia.embrapa.br, onde ainda podem ser feitas as inscrições para as sessões orais e de pôsteres. São esperadas em torno de 300 pessoas.


O 2° GeoPantanal é organizado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) e Embrapa Pantanal (Corumbá, MS), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - campus do Pantanal (UFMS/CPAN).


São patrocinadores do evento o Ministério do Meio Ambiente; a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo - Fapesp; a Prefeitura Municipal de Corumbá, MS e a Vale. Conta, ainda, com apoio da Agência Espacial Brasileira - AEB; Mundo Geo; Sociedade de Especialistas Latino Americanos em Sensoriamento Remoto - Selper; e Revista Geografia, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp/Rio Claro).


Serviço:


2° GeoPantanal
Data: 7 a 11 de novembro de 2009
Local: Hotel Nacional, Rua América, 936, Centro, Corumbá, MS
Contatos: Secretaria do evento - sala 16
Telefones: (67) 3234-6000
Correio eletrônico: geopantanal@dsr.inpe.br


Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948)
Jornalista - Embrapa Informática Agropecuária
Contatos: (19) 3211-5747 - nadir@cnptia.embrapa.br


Saulo Coelho Nunes (DRT/SE - 1065)
Jornalista - Embrapa Pantanal
Contatos: (67) 3234-5807 - saulocoelho@cpap.embrapa.br

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Operação desarticula rede de venda ilegal de produtos impróprios em Itaporã

Na ação, denominada Operação Honey & Meat, três comerciantes foram presos

Saúde

Ministério da Saúde inicia plano para vacinar 130 mil indígenas

Ao longo do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, serão ofertadas 240 mil doses. Ação começa neste sábado (13), em Oiapoque (AP), com a presença da ministra Nísia Trindade

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo