27 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Eventos

Dançarina alemã elogia talentos da dança de salão na Capital

4 FEV 2009 - 09h27min
MS Notícias

"O entusiasmo e a habilidade dos dançarinos campo-grandenses me surpreenderam, aqui existem muitos talentos"... palavras da dançarina alemã Bettina Ried, ditas em uma palestra sobre os fundamentos da dança de salão, na semana passada em Campo Grande.

View Energy - Setembro21_09

Foi com muito ritmo nos pés que professores e alunos de dança de salão participaram de uma tarde de palestra e mini-aulas de dança esportiva com a dançarina alemã Bettina Ried, professora de dança de salão, autora do único livro brasileiro sobre dança de salão internacional. "Ela é um expoente, um dos maiores nomes que temos no Brasil quando se fala em dança esportiva principalmente", conta Ivan Sousa, professor de dança de salão na capital.


Bettina foi responsável por trazer e divulgar a dança esportiva para o Brasil. "As competições de dança de salão têm cerca de 70 anos, mas no Brasil falta divulgação, eventos como este. Aquelas competições que assistimos pela televisão em programas brasileiros, não são dança esportiva", explica a alemã que atualmente leciona dança na escola superior de educação física de Jundiaí, em São Paulo.


A dançarina alemã começou a palestra explicando os fundamentos e critérios de avaliação de uma competição de dança. O primeiro requisito analisado por juízes de dança esportiva de acordo com Bettina é o ritmo, quando o casal precisa pulsar conforme a música. O segundo é a postura e o equilíbrio, ou seja, a harmonia entre os dançarinos. O terceiro é a técnica, a geometria dos pés. Por último a coreografia que é a expressão e as figuras de dança. "Na dança esportiva não vale ficar inventando passos, o casal precisa seguir as figuras que já existem nos catálogos de dança. Para cada categoria existe um grupo de figuras", enfatiza a dançarina que têm desenvolvido pesquisas em dança esportiva no Brasil há mais de 10 anos.


Pouco mais de 80 pessoas participaram da palestra que contou com o apoio do governo do estado por intermédio da fundesporte. "Foi muito bom. Consegui entender a diferença entre a dança de salão e a dança esportiva. Fiquei com vontade de aprender". Diz o médico ortomolecular André Martins que faz aulas de dança de salão em Campo Grande.


Maria Arlete Bueno, 55 anos, faz aulas de dança de salão há 15 anos e acredita que só agora teve a oportunidade de conhecer a dança esportiva. "Percebi que esse tipo de dança exige muita pesquisa dos praticantes. Gostei muito, achei a palestra maravilhosa", relata a artista plástica.


A dançarina alemã veio a Campo Grande acompanhada do marido que também é dançarino, o alemão Ralph Torsten Ried. Ele que também é professor de dança deu várias dicas para quem sonha em participar de competições de dança esportiva. "Os dançarinos precisam abrir a visão e parar de olhar para os próprios pés", diz Ralph.


Os professores em vários momentos da palestra citaram as contribuições da dança de salão para a saúde. Para Bettina, quem dança tem uma autoestima melhor e acaba cuidando do corpo também. "Dançar emagrece, modela o corpo. É também um exercício para a memória e uma terapia para casais. Tem 35 anos que fazemos isso juntos, eu e Ralph, deu muito certo não é?", brinca Bettina.


A visita da escritora a Campo Grande é resultado de um intercâmbio profissional que teve início em fevereiro de 2008, quando Ivan Sousa e Daniele Barilli participaram de um curso intensivo de Dança Esportiva com Bettina, em Valinhos - SP. Após o curso, o casal foi o grande vencedor da terceira Copa ESEF de Dança Esportiva, realizado em junho na cidade de Jundiaí - SP. "Trouxemos Bettina a Campo Grande com a intenção de divulgar a dança esportiva aqui e formar multiplicadores", explica Daniele Barilli, bailarina e professora de dança de salão em Campo Grande.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Entretenimento

Mais lida da semana: pescador flagra sucuri gigante no Rio Aquidauana

2
Policial

Após denúncia, policiais encontram crianças se alimentando de fezes e vômito de cachorro

3
Geral

Semana começa com previsão de chuvas e trovoadas

4
Policial

Policiais civis encontram automóvel roubado escondido em aldeia

Informe Publicitário

Informe

Restaurante Pira passa por reforma e já volta no dia 1º

Previsão do Tempo

min23 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aos...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pousada Amarelinho

Acesso pelo Frigorífico, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2828/99186
Médicos

Heraldo Alan K. J. de Paula - Radiologista

Rua Duque de Caxias, 645 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2279
Telefones Úteis

Departamento de Sistema Penintenciario

Duque de Caxias, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4381
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo