Nos dias 22 e 23 de novembro, Cuiabá será sede do ECOCENTROESTE - Congresso de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental. O evento, voltado para profissionais ligados à comunicação e meio ambiente, tem como objetivo dar a seus participantes uma visão global sobre o tema, abrangendo desde o gerenciamento interno das informações, até a adequação de publicações para o público externo.
Uma comunicação eficiente de riscos ambientais diminui a vulnerabilidade de uma instituição, e no caso inevitável de uma crise, saber administrá-la parte do pressuposto do domínio das informações a serem tratadas. Portanto, faz-se cada vez mais necessária a capacitação de profissionais para que se comuniquem (tanto externa, como internamente) de forma clara e segura. O conteúdo deste congresso se adequa não só a jornalistas ambientais, mas aos profissionais das empresas que desejam instituir ou ampliar os seus programas de sustentabilidade.
A programação
Os temas serão abordados em quatro painéis, sempre sob a temática da responsabilidade social e ambiental, mostrando que não há como separar os dois núcleos de ação. Tais princípios entraram para a agenda do dia com a elaboração das normas ISO 26000 (que trata da certificação de empresas socialmente responsáveis, e foi redigida em conjunto por Brasil e Suécia) e ISO 14063 (voltada especificamente para os princípios que devem reger a comunicação ambiental).
Assim, levantando questões como a responsabilidade socioambiental no agronegócio, tema presente no Painel 3, é possível pensar em soluções viáveis para embates que se tornam cada vez mais freqüentes: como uma empresa pode se desenvolver de forma que não gere dividendos ambientais para as próximas gerações, e como a comunicação pode ajudar neste processo?
O ECOCENTROESTE será um ambiente privilegiado para troca de idéias entre profissionais. Um bom exemplo disto será o último painel, voltado para a apresentação de cases, que assim como todo o conteúdo do congresso, será focado nas singularidades da região em que se encontra, o que exige análises diferenciadas, e planos estratégicos locais.
O ECOCENTROESTE - Congresso de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental da Região Centro-Oeste, é uma realização da Ambiente Global - Comunicação, Eventos e Sustentabilidade, e conta com o apoio institucional do Sebrae/MT - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Mato Grosso e da E.labore - Assessoria Estratégica em Meio Ambiente.
A organização do ECOCENTROESTE - Congresso de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental da Região Centro-Oeste é da Ambiente Global - Comunicação, Eventos & Sustentabilidade. Com dez anos de atuação, foi a primeira agência de comunicação corporativa brasileira criada com foco na área ambiental. Entre seus trabalhos de maior repercussão, destacam-se: a criação do primeiro portal de meio ambiente, o Ambiente Global, www.ambienteglobal.com.br (1998); promoção de eventos, entre eles: "Seminário Desenvolvimento Sustentável - Gestão e Negócios", em parceria com o jornal Gazeta Mercantil (2000); assessoria de imprensa especializada na área ambiental de empresas, produtos e eventos, entre eles do estande brasileiro em Umbutu, durante a "Rio + 10", em Joanesburgo, África do Sul (2002); promoção do " Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental" desde 2004; do Congresso Mineiro de Comunicação Ambiental, desde 2005; e do Seminário de Seqüestro de Carbono: Avanços e Expectativas para os Próximos Anos. Em 2007, a Ambiente Global - Comunicação, Eventos & Sustentabilidade foi a responsável pela gestão socioambiental da primeira feira de negócios sustentável do País, a Couromoda e realizou o ECONORTE - I Congresso de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental da Região Norte do Brasil.
Sorte
Os bilhetes vencedores foram registrados em Itaúna (MG) e São Paulo (SP)
Clima
A temperatura mínima prevista é de 22ºC, enquanto a máxima pode chegar aos 31ºC
Voltar ao topo